Resumo
O que faz o DRAKE ser um software voltado para o mercado offshore é a interação que ele possui com o meio. No mercado onshore, os trabalhadores podem ir e vir a qualquer momento, mas aqui não. A força de trabalho está confinada em locais de difícil acesso, com equipamentos e operações tão complexas que para nos certificarmos que estamos trabalhando em um ambiente mais seguro possível, apenas pessoas super capacitadas são aceitas. Por isso tanto cuidado com CONFORMIDADE E & TREINAMENTO e SMS .
Embarcar os trabalhadores e trazê-los de volta é algo que demanda alto controle coletivo. Precisamos garantir que todos trabalhadores estejam prontos para embarcar com toda documentação e treinamento em dia, ao mesmo tempo em que o grupo que está alocado na unidade de operação desembarque. A demanda nas UOPs é constante e precisa renovar a força de trabalho, garantindo um processo contínuo para a operação. Fazer isso sem um software especializado para suprir suas necessidades, demanda um grande esforço das equipes de logística por trás dessas operações.
Com o DRAKE, os dados não se perdem. Chega de controles paralelos, dezenas de planilhas, mil E-mails e uma equipe sobrecarregada. Aqui iremos apresentar as funcionalidades do módulo de “Troca de Turmas”, onde iremos mostrar o caminho desde os cadastros necessários, passando pelas tarefas que irão controlar o embarque e desembarque, consultas sobre o processo e demais serviços, como gerenciar ASOs, Vistos, Passaportes e outros.
2. Parâmetros
Lembramos que usuários comuns não devem acessar esse tipo de configuração, pois os parâmetros funcionam com uma linguagem técnica e requer um certo conhecimento de TI que não esperamos que usuários padrões possuam. Durante a fase de implementação, é feito a configuração dos parâmetros para atender as necessidades do cliente conforme desejado. Os parâmetros continuam ativos para eventuais mudanças que possam ocorrer nas empresas. Modificar essas configurações sem conhecimento técnico pode alterar o fluxo do ambiente DRAKE de sua empresa.
Dividimos a configuração dos Parâmetros de Troca de Turmas em 2 arquivos:
Parâmetros - Programação Em Configurações > Parâmetros > Programação. Encontramos uma vasta possibilidade de configurações referentes as ações e preferências do sistema a respeita da troca de turma.
Parâmetros - Validadores de programação Em Configurações > Parâmetros > Programação. O DRAKE possui uma grande variedade de validadores. Por padrão, o sistema define alguns desses validadores para o processo de troca de turma. A definição desses validadores é que garante a exibição de alertas e bloqueios nas guias de embarque e desembarque.
3. Passo a passo
3.1 Países
Cadastrar países é necessário pois algumas empresas usam nomenclaturas diferentes para esse quesito, como chamar o país de "Brasil", "Brazil" ou "BR". Para não interferimos nos padrões de sua companhia, esse cadastro se faz necessário. É um cadastro de uso geral e iremos utilizar os países cadastrados para outras funções além de troca de turma. Geralmente esse é um dos muitos cadastros que faremos apenas uma vez no momento de implantação.
Caminho: CADASTROS > TROCA DE TURMAS > PAÍSES
Artigo relacionado: Cadastros - Países
3.2 Regimes
Este cadastro é importante para a criação de turma, ao qual será necessário informar qual o regime de trabalho a turma obedecerá.
Caminho: CADASTROS > TROCA DE TURMAS > REGIMES
Artigo relacionado: Cadastros - Regime
3.3 Motivo de Ausência
Os motivos de ausência são pre-definições que serão utilizadas para preenchimento do campo "Motivo" para justificativa de ausência existente na tela de finalização de programações logísticas. Para um maior conhecimento sobre a tela de finalização de programações logísticas, leia o seguinte artigo: Tarefas - Programações (Finalizando)
Caminho: CADASTROS > TROCA DE TURMAS > TIPOS > MOTIVO DE AUSÊNCIA
Artigo relacionado: Cadastros - Motivo de ausência3.4 Motivo de Dobra
Os motivos de dobra são pre-definições que serão utilizadas para preenchimento do campo "Motivo" para justificativa de dobra existente na tela de finalização de programações logísticas. Para um maior conhecimento sobre a tela de finalização de programações logísticas, leia o seguinte artigo: Tarefas - Programações (Finalizando)
Caminho: CADASTROS > TROCA DE TURMAS > TIPOS > MOTIVO DE DOBRA
Artigo relacionado: Cadastros - Motivo de dobra
3.5 Motivo de Requisição Logística
Trata-se de um cadastro simples, onde será indicado uma ação que justifique requisição logística, como desembarque, treinamento, exame médico ou o que sua empresa julgar válido.
Caminho: CADASTROS > TROCA DE TURMAS > TIPOS > MOTIVO DE REQUISIÇÃO LOGÍSTICA
Artigo relacionado: Cadastros - Motivo de requisição logística
3.6 Tipo de Programação
Os tipos de programação tem como serventia uma discriminação diferenciada de embarques eventuais ou programações esporádicas como por exemplo um "Desembarque por R7". Este cadastro será utilizado na definição do tipo de passageiro durante o a criação da programação logística.
Caminho: CADASTROS > TROCA DE TURMAS > TIPOS > TIPOS DE PROGRAMAÇÃO
Artigo relacionado: Cadastros - Tipo de programação
3.7 Projeto
Cadastro simples de nomes de contratos futuros, a fim de se criar um plano de vagas prévio para contratação/realocação.
Caminho: CADASTROS > TROCA DE TURMAS > CONTRATOS > PROJETOS
Artigo relacionado: Cadastros - Projeto
3.8 Cadastro de Contratos
Pré-requisitos:
Cadastro de funções
Cadastros - Trabalhadores
Cadastro - Centro de Custo
Cadastros - Projeto
Cadastro - Entidades*
Contratos são aplicados a matrizes de compliance, financeira, logística e operacional. Neste campo deverão ser incluindo contratos de prestação de serviço, que incluem informações de vigência, unidades de trabalho, quadro de funções e outros, Para se cadastrar um contrato, precisamos antes cadastrar "Projeto" Cadastros - Projeto caso o seja proveniente de um; As “Funções”Cadastro de funções a serem requeridas pelo contrato; Ao menos um "Trabalhador" Cadastros - Trabalhadores deve ter sido cadastrado como gerente, para ser o gerente responsável pelo contrato; Os contratos também necessitam de um “Centro de Custo”Cadastro - Centro de Custo e "Entidade" Cadastro - Entidades* para acompanhamento financeiro.
Caminho: CADASTROS > TROCA DE TURMAS > CONTRATOS > CADASTRO
Artigo relacionado: Cadastros - Contratos
3.9 Gerenciar Pessoas em Contratos
Pré-requisitos:
Cadastros - Contratos
Cadastros - Trabalhadores
O processo de gerenciamento de trabalhadores em contrato é uma tarefa estratégica no sistema, pois proverá informações básicas sobre a alocação dos trabalhadores. Tais informações poderão ser utilizadas por outros setores na tomada de decisões, alem de serem utilizadas em informes gerenciais disponibilizados no DRAKE. Para alimentar essa função, há dois cadastros que precisam ser realizados: "Contratos" Cadastros - Contratos e "Trabalhadores" Cadastros - Trabalhadores .
Caminho: CADASTROS > TROCA DE TURMAS > CONTRATOS > GERENCIAR PESSOAS
Artigo relacionado:Cadastros - Gerenciar pessoas em contratos3.10 Plano de Vagas
Pré-requisitos:
Cadastros - Contratos
De acordo com o número de vagas incluídas em um cadastro de contrato, o plano de vagas possibilita um acompanhamento direto dos trabalhadores que correspondem a essas vagas, assim como, possíveis validações de embarque dos mesmos. Para criação de um plano de vagas é necessário o cadastro de contrato Cadastros - Contratos . Para criação de um plano de vagas os validadores Parâmetros - Validadores de programação configurados no parâmetro são necessários.
Caminho: CADASTROS > TROCA DE TURMAS > CONTRATOS > GERENCIAR PESSOAS
Artigo relacionado:Cadastros - Plano de vagas3.11 Unidades Operacionais
Pré-requisitos:
https://sapiensia.atlassian.net/wiki/spaces/SIA/pages/612827444/Cadastro+-++Contratos
Cadastro - Centro de Custo
Cadastro de Endereço
Cadastros - Trabalhadores
Consultas - Relatório de troca de turma - Configurar e Emitir
O cadastro de UOP é muito importante, direta ou indiretamente, em diversas funcionalidades do sistema. Nele é feito, como o seu nome já diz, o cadastro das unidades operacionais (UOP) da empresa, unidades nas quais os trabalhadores serão alocados. A UOP pedirá algumas informações de outras telas, como os contratos cadastrados https://sapiensia.atlassian.net/wiki/spaces/SIA/pages/612827444/Cadastro+-++Contratos ; Centro de custo Cadastro - Centro de Custo; Endereço Cadastro de Endereço para embarque; Pessoa responsável pelo treinamento, caso tenha uma, e contato logístico, ambos vindos do "Cadastro de Trabalhadores" Cadastros - Trabalhadores . Além disso, ao cadastrar uma UOP também é querido "RT" Consultas - Relatório de troca de turma - Configurar e Emitir , que é uma tarefa de troca de turma, onde você pode confiar quais informações deseja exibir no relatório de programação da unidade.
Caminho: CADASTROS > TROCA DE TURMAS > UNIDADES
Artigo relacionado:Cadastros - Unidades Operacionais (UOP)3.12 Turmas
Pré-requisitos:
Cadastros - Contratos
Cadastros - Unidades Operacionais (UOP)
O Cadastro de turmas é responsável por estruturar o planejamento de trocas de turmas a ser automatizado pelo DRAKE. Para efetivar um cadastro completo, será necessário ter concluído o "Cadastro de Contrato" Cadastros - Contratos de "Unidades Operacionais" (Cadastros - Unidades Operacionais (UOP). Além disso, ao cadastrar uma turma deverá ser defino o tipo de programação, se é por "Data"(dd/mm/aaaa) ou por Voo, que nesse caso será uma informação proveniente de uma tarefa de "Template de Voo" Cadastros - Turmas
Caminho: CADASTROS > TROCA DE TURMAS > TURMAS
Artigo relacionado:Tarefas - Gerenciar template de voo4. Tarefas
5. Consultas
5.1 Agenda
Artigo relacionado: Consultas - Agenda
5.2 Emitir notificação de embarque
Artigo relacionado: Consultas - Emitir notificação de embarque
5.3 Funções do contrato
Artigo relacionado: Consultas - Funções do contrato
5.4 Participantes adiamento
Artigo relacionado: Consultas - Participantes adiamento
5.5 Participantes de programação
Artigo relacionado: Consultas - Participantes de programação
5.6 Planejamento
Artigo relacionado: Consultas - Planejamento
5.7 Planos de vagas
Artigo relacionado: Consultas - Planos de Vagas
5.8 Relatório de troca de turma
Artigo relacionado: Consultas - Relatório de troca de turma - Configurar e Emitir
6. FAQs
FAQ - Alocando uma trabalhador em uma UOP
FAQ - Inclusão de requisições de voo em um programação logística
FAQ - Adiamento de programação
FAQ - Agendamento de mudança de escalas para trocas de turmasMapa
Expandir | ||
---|---|---|
| ||