/
Cadastros - Conjuntos de relacionamentos

Cadastros - Conjuntos de relacionamentos

1. Introdução

É a correlação implícita entre qualificações, ou seja, o tipo de comportamento que definirá a relação entre uma ou mais qualificações. Os relacionamentos são atrelados a determinados conjuntos de relacionamentos que são aplicados a unidades operacionais, contratos, funções, países ou tipos de trabalhador, conforme tipificação dada a necessidades de qualificação inserida na matriz. Para compor o conjunto é necessário que o Cadastros - Qualificações seja preenchido anteriormente, pois ele utilizará das qualificações existentes para delegar a conexão entre as mesmas.

 


2. Permissão de acesso

Para ter acesso a essa funcionalidade, as permissões "Manter conjunto de relacionamentos" "Manter relacionamentos de qualificação" deverão ser concedidas aos perfis responsáveis por controlar a mesma.

Para conceder tal permissão, leia o artigo: Concedendo permissões de acesso


3. Acesso

3.1 Acesse a funcionalidade pelo seguinte caminho: Cadastros → Conformidade → Conjuntos de relacionamentos.

 

3.2 Feito o acesso a tela principal da funcionalidade será exibida, listando todos os conjuntos de relacionamentos já cadastrados no sistema.


4. Cadastro de um novo conjunto de relacionamento

4.1 Para cadastrar um novo conjunto de relacionamento, clique no botão de "Inclusão".

4.2 Após isto, defina um nome para o conjunto a ser cadastrado e em seguida, clique em "Salvar".

4.3 Após o clique em "Salvar", já será possível incluir relacionamentos de qualificação no conjunto em questão clicando no botão de "Inclusão".


5. Inclusão de um novo relacionamento de qualificação 

Como relatado no tópico acima, após salvar um conjunto de relacionamento, será possível incluir relacionamentos de qualificação que serão atrelados a esse conjunto.

5.1 O primeiro passo a ser feito é o acesso a um conjunto de relacionamentos cadastrado listado na tela principal da funcionalidade. Clique duas vezes no nome do conjunto desejado para abrí-lo.

5.2 Após o acesso a um conjunto de relacionamento, todos os relacionamentos aplicados nesse conjunto serão listados no quadro "Relacionamento de qualificações"

Para incluir um novo relacionamento, clique no botão de "Inclusão".

Observação: Essa inclusão também poderá ser realizada durante o procedimento de inclusão de um novo conjunto de relacionamentos (tópicos 4.2/4.3)

 

5.3 Em seguida, uma nova janela será exibida. Preencha os campos conforme solicitado de acordo com o relacionamento a ser cadastrado.

*Qualificação: Define a qualificação para qual se definirá o relacionamento

*Tipo: Define o tipo de relacionamento que a qualificação terá

*Tipo de expiração: Define se a forma de expiração será a origem ou o destino. "Origem" é referente a primeira qualificação apontada, enquanto "destino" refere-se as demais qualificações apontadas em "Qualificações relacionadas". Caso seja escolhido Origem, o sistema irá considerar a configuração que indica se é expirável ou não da primeira qualificação informada. Caso seja informado Destino, irá considerar a configuração que indica se é expirável ou não das qualificações relacionadas.

 

Os tipos de relacionamentos:

  • Contém: uma determinada qualificação contém outra.

Exemplo: A contém B, porém B não contém A.

 

  • É Composta de: uma qualificação é composta por ‘n’ outras.

Exemplo: A qualificação A é composta por B, C e D. Sendo assim, caso um funcionário tenha B, C e D automaticamente ele terá A.

 

  • Equivale a: uma qualificação é igual ou equivale a outra.

Exemplo: A qualificação A equivale a B. Ter uma automaticamente garante a outra.

 

  • Renova: uma qualificação renova a outra.

Exemplo: Ao cursar a qualificação B, a qualificação A é automaticamente renovada.

 

5.4 Preenchidos os campos citados acima, clique novamente no botão de "Inclusão" para informar a qualificação que será relacionada à regra de relacionamento aplicada no tópico acima (5.3).

5.5 Em seguida, informe a qualificação desejada e clique em "Adicionar" para confirmar. Repita esse passo de acordo com a quantidade de qualificações que serão relacionadas com a regra de relacionamento aplicada.

Caso deseje remover uma qualificação relacionada, clique em "Remover".

5.6 Após a conclusão dos passos citados acima, clique novamente em "Adicionar" para confirmar a inclusão do relacionamento.


6. Realizando alterações em um relacionamento de qualificação

6.1 Para editar um relacionamento de qualificação já cadastrado, dê um duplo clique no relacionamento que deseja alterar.

Observação: Clicando no opção "Mais detalhes", será possível visualizar todos os detalhes do relacionamento cadastrado, mais precisamente, as qualificações relacionadas com a qualificação do cadastro.

Nesse exemplo, fica possível identificar que, a qualificação "Estabilidade & BCO" contém as qualificações "Operador de controle de lastro (BCO) "Curso de estabilidade". 

6.2 Em seguida, uma nova janela será exibida contendo as informações do relacionamento em questão. Altere o que for necessário e finalize clicando em "Salvar".


7. Exclusão de relacionamentos de qualificação

7.1 Para realizar o procedimento de exclusão de um relacionamento basta selecionar (marcar) os relacionamentos que deverão ser excluídos e confirmar a exclusão clicando em "Excluir".


8. Realizando alterações em um conjunto de relacionamentos

8.1 Para realizar alterações em um conjunto de relacionamentos, dê um duplo clique no conjunto que deverá ser alterado.

8.2 Em seguida, faça as modificações que desejar, como renomear o conjunto ou até mesmo adicionar, alterar e/ou excluir relacionamentos de qualificação. Feita as alterações, clique em "Salvar" para finalizar.


9. Exclusão de conjuntos de relacionamentos 

9.1 Para excluir um ou mais conjuntos de relacionamentos, basta selecionar (marcar) o(s) conjunto(s) desejada(s) e finalizar em "Remover".

Por trás do DRAKE há um banco de dados onde as informações inseridas no sistema são vinculadas internamente e criando assim uma rede complexa. Caso tente excluir um item que possua vínculo com outras informações pertinentes, o sistema irá bloquear a sua ação. Neste caso, desvincule toda e qualquer informação possível ligada a este Conjunto de Relacionamento.


10. Relacionando o conjunto de relacionamentos com uma Matriz de Qualificação

10.1 Uma vez que um ou mais conjunto de relacionamentos forem criados, todos eles ficam disponíveis para seleção e vínculo na Matriz de Qualificação no seguinte caminho: Cadastros → Conformidade → Matriz de Qualificação.

Ao clicar em "Incluir" uma nova matriz ou clicar em uma matriz de qualificação já existente, a janela abaixo é aberta e será possível utilizar um conjunto de relacionamento criado em uma Matriz. Basta selecioná-lo e em seguida Salvar.

É possível mudar o conjunto de relacionamentos de qualquer matriz (mesmo após sua criação) nesse mesmo caminho, basta realizar a alteração e em seguida Salvar e Fechar.

 

 

 

Related pages

Caso surja alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte através do E-mail: suporte@sapiensia.com / ou Telefone em: +55 (21) 2391-4726