Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 14 Próxima »

1. INTRODUÇÃO

A utilização de endereço tem como principal objetivo a criação automática de necessidades logísticas e, durante o processo de integração, a maior parte deles são importados do sistema do cliente. Durante o cadastro de endereços existe o tipo "residencial", que são os endereços cadastrados através do Cadastros - Trabalhadores que são armazenados também aqui. Muitas vezes o endereço de cadastro de RH não é o mesmo que será usado para fins logísticos, nesse caso recomenda-se cadastrar um segundo endereço para o trabalhador com o tipo "contratação", como veremos ao longo deste artigo. O sistema filtra o endereço de contratação dos funcionários, a partir do momento que os mesmos forem cadastrados no sistema. Este mesmo endereço que é utilizado na necessidade logística.


2. GEORREFERENCIAMENTO

Georreferenciamento é essencial para que o DRAKE possa criar necessidades logísticas de forma automática.

Para poder calcular distâncias entre endereços, o DRAKE precisa saber a latitude e longitude dos endereços. Para isso utiliza o serviço de Mapas do Google para obter essas informações a partir dos dados do endereço.

Esse processo automático deve ser configurado e em alguns casos os dados georreferencias não são encontrados automaticamente, necessitando dessa forma intervenção manual para completar o cadastro.


3. PERMISSÃO DE ACESSO

Para ter acesso a essa funcionalidade, a permissão "Manter endereço" deverá ser concedida aos perfis responsáveis por controlar o cadastro.

Para conceder tal permissão, leia o artigo: Concedendo permissões de acesso


4. CADASTRO MANUAL DE ENDEREÇO

4.1 Para cadastrar um endereço, acesse Cadastro > Logística > Endereços. 

4.2 Feito o acesso, a tela "Endereços" será exibida, listando todos os endereços cadastrados no Drake. Para cadastrar um novo endereço, clique em "Incluir".

4.3 Após o clique em "Incluir", uma nova janela será exibida.

Iremos destacar alguns campos, que devem ser levados em consideração. Vejamos:

Nome

Pode de ser de uma pessoa ou entidade. É necessário um nome para identificação de maneira única, será o nome enviado nas necessidades logística.

Ativo

Define se o endereço será ou não utilizado nas necessidades logísticas.

Tipo

O DRAKE nos permite escolher alguns tipos de endereços, como: Aeroporto Contratação, Comercial, Contratação, Outros, Publico, Residencial. Os tipos "Aeroporto Contratação" e "Contratação" estão associados a colaboradores, sendo assim, o sistema só irá gerar trajeto para funcionários com o tipo de endereço "Aeroporto Contratação" ou "Contratação".  Os tipos "Comercial" e "Publico" também são usados pelo sistema e estão associados a hotéis, praças, aeroportos e etc.  Os tipos "Outros" e "Residencial" não são usados pelo sistema para necessidades logística, são apenas para informação.

 IATA

Código aeroportuário, deve ser preenchido quando o cadastro for referente a um aeroporto. 

4.4 Preenchido todos os campos, clique em "Salvar e fechar"  para finalizar o procedimento.


5. EDITANDO UM ENDEREÇO CADASTRADO

5.1 Caso seja necessário alterar informações de um endereço cadastrado, dê um clique no endereço desejado.

5.2 Em seguida, altere o que for necessário e finalize clicando em "Salvar e fechar".


6. EXCLUINDO UM ENDEREÇO 

6.1 Para excluir um endereço já cadastrada, basta selecionar o mesmo e em seguida, clicar em "Excluir".

Por trás do DRAKE há um banco de dados onde as informações inseridas no sistema são vinculadas internamente e criando assim uma rede complexa. Caso tente excluir um item que possua vínculo com outras informações pertinentes, o sistema irá bloquear a sua ação. Neste caso, desvincule toda e qualquer informação possível ligada ao endereço.


7. ERRO DE GEORREFERENCIAMENTO DE ENDEREÇOS 

Existem endereços cadastrados no DRAKE importados devido uma sincronização com sistemas externos. Nesses casos, podem ocorrer erros de Georreferenciamento devido a informações incompletas, sendo assim, o Google localizará esses endereços.


7.1 Para saber se o georreferenciamento de um endereço está completo é simples. No canto direito da tela "Endereços", existe uma coluna com o nome "Geolocalização".

Esta coluna apresentará 4 tipos de geolocalizações: A fazer, Automática (Endereços importados de sistemas externos), Manual (Endereços cadastrados manualmente no Drake) e Não encontrado.

7.2 Quando um endereço estiver com a geolocalização como não encontrado, é porque o endereço possui informações que o Google não consegue localizar ou que os dados fornecidos são insuficientes para a localização.

7.3 Identificando o endereço com esse problema, dê um clique no mesmo para que as informações sejam corrigidas e o georreferenciamento seja feito de forma manual. Corrija os possíveis erros ou acrescente informações no endereço e clique em "Salvar e fechar" para finalizar o procedimento.

7.4 Feito isto, o endereço será atualizado.


  • Sem rótulos