Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 10 Próxima »

1. INTRODUÇÃO

Os endereços constituem uma parte importante dentro do sistema, pois são utilizados em:

  • Cadastro de trabalhadores
  • Cadastro de fornecedores
  • Cadastro de trechos
  • Cadastro de trajeto
  • Cadastro de unidades operacionais

A utilização de endereço tem como principal objetivo a criação automática de necessidades logísticas.

Os endereços devem ser cadastrados, exceto de funcionário que já foram incluídos, por padrão do DRAKE oriundos de integração de outro sistema com o DRAKE.

O sistema filtra o endereço de contratação dos funcionários, a partir do momentos que os mesmos forem cadastrados no sistema. Este mesmo endereço que é utilizado na necessidade logística.

Os endereços mais utilizados, são importados do sistema do cliente.


2. GEORREFERENCIAMENTO

O Georreferenciamento é essencial para que o DRAKE possa criar necessidades logísticas de forma automática.

Para poder calcular distâncias entre endereços, o DRAKE precisa saber a latitude e longitude dos endereços. Para isso utiliza o serviço de Mapas do Google para obter essas informações a partir dos dados do endereço.

Esse processo automático deve ser configurado e em alguns casos os dados georreferencias não são encontrados automaticamente, necessitando dessa forma intervenção manual para completar o cadastro.


3. PERMISSÃO DE ACESSO

Para ter acesso a essa funcionalidade, a permissão "Manter endereço" deverá ser concedida aos perfis responsáveis por controlar o cadastro.

Para conceder tal permissão, leia o artigo: Concedendo permissões de acesso.


4. CADASTRO MANUAL DE ENDEREÇO

4.1 Para cadastrar um endereço, acesse Cadastro > Logística > Endereços. 

4.2 Feito o acesso, a tela "Endereços" será exibida, listando todos os endereços cadastrados no Drake. Para cadastrar um novo endereço, clique em "Incluir".

4.3 Após o clique em "Incluir", uma nova janela será exibida.

Iremos destacar alguns campos, que devem ser levados em consideração. Vejamos:

NomePode de ser de uma pessoa ou entidade. É necessário um nome para identificação de maneira única, será o nome enviado nas necessidades logística.
AtivoDefine se o endereço será ou não utilizado nas necessidades logísticas.
TipoO DRAKE nos permite escolher alguns tipos de endereços, como: Aeroporto Contratação, Comercial, Contratação, Outros, Publico, Residencial. Os tipos "Aeroporto Contratação" e "Contratação" estão associados a colaboradores, sendo assim, o sistema só irá gerar trajeto para funcionários com o tipo de endereço "Aeroporto Contratação" ou "Contratação".  Os tipos "Comercial" e "Publico" também são usados pelo sistema e estão associados a hotéis, praças, aeroportos e etc.  Os tipos "Outros" e "Residencial" não são usados pelo sistema para necessidades logística, são apenas para informação.
 IATACódigo aeroportuário, deve ser preenchido quando o cadastro for referente a um aeroporto. 

4.4 Preenchido todos os campos, clique em "Salvar e fechar"  para finalizar o precedimento.


5. EDITANDO UM ENDEREÇO CADASTRADO

5.1 Caso seja necessário alterar informações de um endereço cadastrado, dê um clique no endereço desejado.

5.2 Em seguida, altere o que for necessário e finalize clicando em "Salvar e fechar".


6. EXCLUINDO UM ENDEREÇO 

6.1 Para excluir um endereço já cadastrada, basta selecionar o mesmo e em seguida, clicar em "Excluir".


7. ERRO DE GEORREFERENCIAMENTO DE ENDEREÇOS 

Existem endereços cadastrados no DRAKE importados devido uma sincronização com sistemas externos. Nesses casos, podem ocorrer erros de Georreferenciamento devido a informações incompletas, sendo assim, o Google localizará esses endereços.


7.1 Para saber se o georreferenciamento de um endereço está completo é simples. No canto direito da tela "Endereços", existe uma coluna com o nome "Geolocalização".

Esta coluna apresentará 4 tipos de geolocalizações: A fazer, Automática (Endereços importados de sistemas externos), Manual (Endereços cadastrados manualmente no Drake) e Não encontrado.

7.2 Quando um endereço estiver com a geolocalização comonão encontrado, é porque o endereço possui informações que o Google não consegue localizar ou que os dados fornecidos são insuficientes para a localização.

7.3 Identificando o endereço com esse problema, dê um clique no mesmo para que as informações sejam corrigidas e o georreferenciamento seja feito de forma manual. Corrija os possíveis erros ou acrescente informações no endereço e clique em "Salvar e fechar" para finalizar o procedimento.

7.4 Feito isto, o endereço será atualizado.


  • Sem rótulos