Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 7 Próxima »

1. Introdução

Aqui você poderá fazer o controle de time com base nas informações cadastradas em Cadastros - Manter time. Essa funcionalidade foi criada com o intuito de realizar o gerenciamento de um determinando time, atendendo requisitos necessários para realizar atendimento de uma demanda/serviço, interagindo com embarques e trocas de função. Além disso, a funcionalidade permite que sejam extraídos relatórios com informações dos trabalhadores e suas respectivas tarefas.

Atenção: Para que seja possível utilizar a alocação de membros com base da diferença de função, indicada no item 6.3 deste artigo, é necessário que seja feita a habilitação do parâmetro ConsiderarDiferencaDeFuncaoNaAlocacaoDeTime através do /Configuration (Acesso exclusivo para usuários Sapiensa)


2. Permissão de Acesso

Para ter acesso à esta tela, a permissão "Gerenciar membros de time" deverá ser concedida aos perfis responsáveis por controlar a funcionalidade.

Para conceder tal permissão, leia o artigo: Segurança - Configurar acesso


3. Acesso

3.1 Acesse a funcionalidade em: TAREFAS > OPERAÇÃO > TIMES > GERENCIAR PARTICIPANTES DE TIME

3.2 Realizado o acesso, será exibia a tela de “Gerenciar participantes de time”. Nela podemos encontrar todos os times cadastrados em Cadastros - Manter time.

Podemos ver que diferente de diversas outras telas do DRAKE, essa não possui o botão para criar um novo time. Isso acontece porque essa funcionalidade é apenas para gerenciamento dos times já criados.

3.3 Podemos ver que há uma diferenciação em alguns boxes exibidos na imagem do item 3.2, onde alguns apresentam o texto “Preenchido Automaticamente” e outros não. Isso se deve pois, como explicado na introdução deste artigo, essa funcionalidade irá interagir diretamente com as informações cadastradas em Cadastros - Manter time , onde é possível gerar times com preenchimento automático ou manual, ao citarmos o campo “Preenchido automaticamente”. Iremos conversar sobre esses dois diferentes times nos itens 4 e 5 deste artigo.


4. Gerenciando times preenchidos automaticamente

4.1 Configurei um time para que todo o trabalhador que esteja ou pertença à unidade operacional “UOP NINJA” que esteja nas funções “NINJA”, “NINJA SAMURAI” ou “MESTRE NINJA” poderá fazer parte desse time. A configuração em Cadastros - Manter time ficou da seguinte maneira:

4.2 Com base nas configurações, basta que eu vá até a tela de gerenciamento de times em TAREFAS > OPERAÇÃO > TIMES > GERENCIAR PARTICIPANTES DE TIME, e fala a busca pelo time cadastrado - que no caso é o “Time Ninja Automático”:

4.3 Irei dar um duplo clique sobre a box indicada e será aberta a tela para que eu possa controlar o time.

4.4 Como o preenchimento é automático, o time já virá totalmente preenchido. Novamente, o preenchimento aconteceu com base nas configurações que eu estabeleci ao cadastrar o meu time, como mostrei no item 4.1.


5. Gerenciando times preenchidos manualmente

5.1 Como você pode ver na imagem abaixo, criei um time com a mesma configuração do exemplo usado no item 4, mas eu não marquei a opção “Preenchido automaticamente”. Isso me garante que o time será preenchido manualmente como veremos a seguir.

5.2 Com base nas configurações, basta que eu vá até a tela de gerenciamento de times em TAREFAS > OPERAÇÃO > TIMES > GERENCIAR PARTICIPANTES DE TIME, e fala a busca pelo time cadastrado - que no caso é o “Time Ninja Manual”:

5.3 Irei dar um duplo clique sobre a box indicada e será aberta a tela para que eu possa controlar o time.

5.4 Dessa vez o time está completamente limpo e agora eu posso preencher manualmente clicando sobre os recortes de boxes apontados no sistema e buscando os trabalhadores com base nos requisitos de cada grupo.

5.5 Preenchi manualmente os trabalhadores em cada um dos grupos estabelecidos:

5.6 Feito isso, irei clicar em “Salvar” no canto superior direito da tela registrar os trabalhadores no time.


6 Demais ações

Aprendemos a montar o time, agora iremos ver o que mais é possível fazer nessa tela:

6.1 REMOVER MEMBROS DO TIME

6.1.1 Para isso, basta que eu selecione um membro e clique em “Remover” no canto superior da direto da tela.

6.1.2 Ao realizar o procedimento, uma janela irá sobrepor a tela perguntando QUANDO VOCÊ DESEJA QUE ESTE TRABALHADOR DEIXE DE FAZER PARTE DO TIME. Aqui você irá selecionar o dia e a hora em que o trabalhador deixará a composição do time, assim você poderá agendar os membros do time.

6.1.3 Realizado o agendamento, clique em “Salvar” para registrar a alteração.

6.1.4 Podemos realizar a remoção para datas passadas, presentes e futuras. Quando agendamos uma data futura para que o trabalhador saia do time, essa informação passará a constar na box do trabalhador.

Não é possível remover os membros dos times preenchidos automaticamente, uma vez que eles são gerados pelo sistema. Porém, caso queira alterar algum membro de um time automático, basta ir ao cadastro do time, remover a seleção de “Preenchido automaticamente” e realizar as alterações.

6.2 MOSTRAR PREVISÃO

Podemos agendar remoções de membros, como vimos no item 6.1, e o time pode sofrer alterações com base nos embarques e desembarques agendados. Essas alterações podem mudar a composição dos trabalhadores de um time e aqui você poderá acompanhar os trabalhadores que irão compor o time quando você desejar.

6.2.1 No canto superior direito da tela, basta clicar em “Mostrar previsões”.

6.2.2 Feito isso, uma janela irá sobrepor a tela pedindo que você indique a data e a hora da que você deseja ver a composição do time.

6.2.3 O DRAKE irá me mostrar todos os trabalhadores que constam no sistema como parte do time na data escolhida.

6.3 Sugerir Alocação

Como vocês puderam ver, eu criei os requisitos do meu time com base nas funções e quando eu troco um trabalhador de função ele pode não atender mais os requisitos para fazer parte daquele grupo, ou novos trabalhadores podem passar a serem incluídos.

6.3.1 Primeiro, eu realizei a troca de função através da tela de Tarefas - Solicitação de execução de diferença de função . Isso cai em um fluxo de aprovação e os perfis com responsáveis autorizaram a troca. Realizei as seguintes trocas:

Repare, troquei funções de alguns membros que já faziam parte do time, e também troquei a função de um trabalhador (NINJA 4) que não fazia parte do time, pois ele não atendia aos requisitos que eu estabeleci, mas que adora irá atender

6.3.2 Realizei as trocas e agora vou voltar na tela de gerenciamento de time. Repare que agora há um ícone em amarelo dentro da box dos trabalhadores com funções alteradas.

6.3.3 Ao clicarmos sobre cada um dos ícones, o sistema irá mostrar uma mensagem dizendo o que está acontecendo com aquele trabalhador. Cliquei sobre o ícone do trabalhador “NINJA 3” e a seguinte mensagem apareceu:

Essa mensagem apareceu porque o trabalhador que antes exercia a função de “NINJA” agora está exercendo a função de “MESTRE NINJA0” durante o período que estabeleci em Tarefas - Solicitação de execução de diferença de função .

6.3.4 Para que possamos realocar os trabalhadores com funções alteradas, precisamos utilizar o “Sugerir alocação”. No canto superior direito da tela, basta clicar sobre o ícone referente.

6.3.5 Feito isso, uma janela irá sobrepor a tela pedindo que informemos a data e a hora da sugestão.

6.3.6 Com base na data escolhida, o DRAKE irá me indicar as sugestões e eu posso aceita-las ou não, clicando nos pontos indicados.

6.3.7 Ao aceitar, o sistema irá alocar os membros no time com base da na data informada no item 6.3.5 deste artigo.

6.4 IMPRESSÃO

Por fim, podemos imprimir composição do time através do ícone de impressão mostrado na imagem abaixo:

  • Sem rótulos