1. Introdução
O DRAKE possui uma grande variedade de validadores. Por padrão, o sistema define alguns desses validadores para o processo de treinamentos. As definições dos validadores é o que garante a execução de prioridades, alertas e bloqueios no segmento.
2. Permissão de acesso
Para ter acesso a essa funcionalidade, a permissão "Manter parâmetros" deverá ser concedida aos perfis responsáveis por operar e controlar a funcionalidade. Para conceder tal permissão, leia o artigo: Concedendo permissões de acesso
3. Passo a Passo
3.1 Acesse a página de Parâmetros pelo seguinte caminho: Configurações > Parâmetros.
3.2 Feito o acesso, a tela de Parâmetros será mostrada. Clique nas abas: Módulos > Treinamento.
Validador de Férias - É responsável pela capacitação do colaborador durante suas férias.
Valida Inativos/Afastados - É responsável pela capacitação de colaboradores inativos ou afastados.
Máximo de Treinamentos na folga - É responsável pela capacitação do colaborador durante o período não trabalhado (folga).
Valida Treinamento - Define o quais ações devem ser tomadas pelo sistema quando é agendado um treinamento para o trabalhador, mas o mesmo já possui um treinamento anterior agendado para a mesma data.
Valida Folga - Define as ações a serem tomadas quanto os treinamentos que ocorrem durante a folga do trabalhador.
Valida Pré-Requisitos - Define as ações a serem tomadas pelo sistema quanto os cursos que precisam de pré-requisito para serem cursos. Ex.: O curso de CERR CESS
Valida Restrição interpessoal - Responsável por ações a serem tomadas pelo sistema quando o trabalhador agendado para algum treinamento possui algum tipo de restrição pessoal cadastrada no sistema.
Valida Conflito de Programações - É responsável por notificar caso o trabalhador tenha uma programação para embarque em conflito com algum treinamento agendado.
Valida Necessidade de treinamento - É o responsável pela verificação se um treinando realmente necessita realizar o treinamento ao qual foi inscrito. Este validador irá analisar os treinamentos e seus treinandos em busca de casos onde o trabalhador não precise do treinamento em questão. Esta análise verifica se o treinamento é de uma qualificação que o trabalhador já possui e que ainda esteja válido.