1 - Introdução
1.1 O embarque e desembarque do trabalhador pode acontecer por via terrestre (normalmente quando a unidade se encontra atracada), por barco (embarcações menores) ou por transporte aéreo. Nessa função, iremos trabalhar exclusivamente com o transporte aéreo. Normalmente, a aeronave irá trazer novos trabalhadores a bordo e/ou recolher trabalhadores que estejam desembarcando. Em ambos os casos é preciso fazer o controle dos passageiros para que seja permitido o rastreio - isso é uma exigência da Aeronáutica. As informações presentes no MTA servem também para controle e navegação das aeronaves, como altura, força do vento, peso dos passageiros e suas bagagens (importante para o balanceamento interno). Portanto, recomendamos que forneçam todas as informações solicitadas pelo sistema. É mais controle, transparência e segurança para você e toda sua equipe.
1.2 Permissão de acesso
Para ter acesso a essa funcionalidade, a permissão "Manter POB" deverá ser concedida para o perfil responsável por controlar o POB.
Para conceder tal permissão, leia o artigo: Concedendo permissões de acesso
2 - Passo a passo
2.1 O primeiro passo a ser feito é o acesso ao POB. Faça isto, pelo seguinte caminho: Tarefas > A bordo > POB.
2.2 Na tela principal há um item chamado MTA com o ícone de um avião ao lado. Clique sobre o mesmo.
2.3 A tela abaixo será exibida com uma lista de manifestos abertos e um botão em azul para a criação de em novo manifesto. Clique sobre o botão, como informado na tela abaixo:
3 - Criando um MTA
3.1 Feito o acesso, a tela abaixo será exibida. Perceba que há 3 campos para preenchimento e iremos exemplifica-los um a um.
3.2 INFORMAÇÕES DO VOO.
3.3 INFORMAÇÕES PARA POUSO.
3.4 PASSAGEIROS
Necessário alimentar esses dados na tela de Planejamento do POB. Apenas os trabalhadores agendados para desembarque nas datas referentes serão mostrados nessa função.
3.4.1 Neste quadro serão exibidos os passageiros agendados para desembarque pelo manifesto que você está criando agora. É preciso adicionar os trabalhadores que irão desembarcar pelo botão "+" presente.
Clique no botão para adicionar trabalhadores.
Novamente, ao buscar os passageiros, serão exibidos apenas aqueles agendados para saída no dia marcado no campo "INFORMAÇÕES DE VOO" conforme o item 3.2. Certifique-se que já haja trabalhadores agendados para o voo daquele dia, caso contrário não será exibido ninguém na lista do item 3.4.2
3.4.2 Feito isso, a tela abaixo será exibida e deverá ser preenchida com as informações referentes. A lista de "PESSOAS À BORDO COM DESEMBARQUE EM xx/xx/xxxx" exibirá todos trabalhadores agendados para desembarcar naquele dia.
Marque apenas os trabalhadores que serão desembarcados naquele voo, caso haja mais de um voo agendado para o mesmo dia faça o balanceamento conforme suas demandas internas.
Marque os trabalhadores pertinentes e confirme.
3.4.3 Os trabalhadores selecionados serão exibidos em lista, conforme a imagem abaixo.
3.5 Com os trabalhadores listados agora será possível informar o peso do passageiro e de sua bagagem. Faça isso clicando no botão de edição.
Será exibida a tela abaixo, onde o peso deverá ser medido antes do embarque e inserido nos campos em vermelho.
Essas novas informações ficarão disponíveis agora na lista:
4 - Finalizando MTA
4.1 Confira todos os dados e se tudo estiver de acordo clique para confirmar o desembarque em "CONFIRM DISEMBARK" e para registrar no botão salvar em "SAVE".
ATENÇÃO: Certifique-se de salvar antes de sair da tela. Caso contrário, as informações serão perdidas.
4.2 Além disso, também é possível fechar alterações com o botão "CLOSE"
4.3 Caso decida alterar algum dado posteriormente, basta abrir alterações no novo ícone que irá aparecer para reabrir em "REOPEN"
4.4 Por fim, você poderá imprimir o MTA ao clicar no ícone de “PRINT”.