Cadastros - Trajetos

1. Introdução

O trajeto é todo percurso de ida ou volta de um trabalhador durante a demanda logística. O percurso do trajeto é composto por "Trechos" (Cadastros - Trecho) cadastrados anteriormente, que ligará um "Endereço"(Cadastros - Endereços) a outro, que também devem ser cadastrados em um momento anterior. O trajeto é gerado automaticamente pelo DRAKE e não é possível ser criado manualmente, mas podemos modificar trajetos criados para incluir hotéis, tipos de transporte, alterar rotas e demais mudanças necessárias.

Exemplo de cenário: Embarque de um trabalhador. Precisamos embarcar um trabalhador e o processo logístico para isso é que ele saia de sua casa e chegue em sua unidade operacional. O DRAKE precisa ter o endereço de partida (residência) e o de chegada (que normalmente é o heliporto que o levará a plataforma). Para isso ele precisa ir até a rodoviária mais próxima, pegar um ônibus que o levará até o aeroporto, onde um avião irá leva-lo até a cidade destino, para aguardar num hotel até a manhã do dia seguinte, onde tomará uma van até o heliporto. Todo esse percurso chamamos de trajeto, assim como cada parte do mesmo chamamos de trecho. E podemos fazer o reverso para desembarca-lo, mas já não há mais a necessidade de hospedar em um hotel para a volta.


2. Permissão de acesso

Para ter acesso a essa funcionalidade, a permissão "Manter Trajeto" deverá ser concedida aos perfis responsáveis por operar e controlar a funcionalidade.

"Liberar trechos restritos" - Permite utilizar o botão "Libera trechos restritos", que na prática ignora a hierarquia de direitos logísticos e permite utilizar para o funcionário qualquer trecho cadastrado no sistema. 

Para conceder tal permissão, leia o artigo: Concedendo permissões de acesso


3. Acesso

3.1 Para acessar a tela de trajetos, acesse o seguinte caminho: Cadastros > Logística > Trajeto.

3.2 Feito o acesso, a tela Trajetos será exibida listando todos os trajetos já cadastrados.

Para identificar se os registros são de ida ou volta é importante saber que o trajeto de Ida normalmente contém na origem o endereço da residência do colaborador, e no destino possui o endereço de embarque da unidade operacional. Já o trajeto de volta contém o inverso, em sua origem o endereço de embarque da unidade operacional e seu destino o endereço de residência do colaborador.

Observação: Em cadastro de trajetos sempre que "Unidade operacional" não estiver informada é porque trata-se de um treinamento.


4. Montagem de trajeto

4.1 Alguns pontos devem ser levados em consideração para manter o trecho previsto. Veja abaixo:

  • Duração: Utilizado quando a duração difere da cadastrada no trecho.
  • Observação:  Utilizado para inclusão de particularidades referentes ao trecho. Exemplo: Preferência do voo.
  • Reverso: Utilizado quando necessário existir um mesmo trajeto, com a origem e o destino contrários ao trajeto existente.
  • Recalcula duração: Caso seja informado, a duração deste trecho previsto será atualizada quando a duração do trecho for alterada.
  • Atualiza horário por outros atendimentos: Desmarcar quando o horário da necessidade é fixo, garantindo assim a não alteração do transporte.

Trajeto-origem: A origem do trajeto só é feita para os endereços e aeroportos cadastrados na contratação.

Trajeto-destino: O endereço de destino da unidade é informado no cadastro da mesma, assim como outros parâmetros importantes para geração das necessidades logísticas. Esses parâmetros podem ser uma unidade operacional offshore ou onshore. No caso offshore, o endereço de destino é o aeroporto da cidade/estado aonde a unidades operacional está localizada.

Ao clicar em um registro de trajeto de “ida”, o sistema irá mostrar tanto os trechos de ida como os trechos da volta.

O trecho de volta incluído no trajeto de Ida o mesmo será atualizado no trajeto de volta. Um detalhe importante é que o trajeto de volta não possui a aba “volta”, pois só há um evento “ir” sendo que este já é propriamente a volta.  


5. Trajetos semelhantes

5.1 Se existem colaboradores com origens ou destinos próximos onde a proximidade é demonstrada através do medidor de distância, e caso possuam também os mesmos direitos logísticos, o Drake irá carregar todas as pessoas as quais poderão utilizar o mesmo trajeto. Neste momento é de grande importância que o cadastro de georreferenciamento esteja correto.

5.2 Para evitar ao máximo que seja necessário informar novamente os trajetos quando a volta for exatamente o inverso da ida, uma vez adicionados os trechos de ida, os mesmos poderão ser invertidos para os trechos de volta clicando no botão “Reverter” conforme mostrado na imagem abaixo:

5.3 Como sabemos na volta o colaborador não vai precisar de hotel, para isso existe um parâmetro para reverter o trecho sem este evento, para isso acesse parâmetros. 

Caminho de acesso: Configurações > Parâmetros.

5.4 Marque a opção “ignora trecho de hotel em rotas reversas”, conforme mostrado a seguir:

5.5 Parâmetros para Cadastro de Trajetos

Como vimos anteriormente, o Drake vai criar trajeto sempre que for necessário, existe outro parâmetro muito importante é o "clona trajetos semelhantes", que fará com que o sistema clone um trajeto já existente assim que identificar origens e destinos próximos e também necessidades logísticas iguais. É necessário também informar ao sistema o que consideramos próximo no parâmetro “Distância máxima para trajetos semelhantes”, com medida em Quilômetros, conforme imagem abaixo:

O trajeto clonado assume o status de “Não informado”, porem já preenchido as informações de trechos, sendo necessário apenas realizar uma conferencia das informações para mudar a situação para “Completo”.

Caso surja alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte através do E-mail: suporte@sapiensia.com / ou Telefone em: +55 (21) 2391-4726