1. Introduction
Os direitos são empregados em trajetos e na criação manual de necessidades logísticas. Para o DRAKE saber se uma pessoa pode ou não usar um determinado tipo de transporte ou hospedagem, precisamos definir os direitos logísticos para unidade operacional, função ou pessoa. Esses direitos, normalmente, são usados para definir logística de pessoas ou cargos estratégicos que, em razão da função exercida, necessitam de determinadas exclusividades para proporcionar maior segurança e conforto. Para criar a lista de direitos logísticos, antes devem ser preenchidos 12 cadastros em CADASTROS > LOGÍSTICA > TIPOS, para conhecer todos os cadastros veja a documentação: LOGÍSTICA
Entitlements are used in paths and in the manual creation of logistic needs. For DRAKE to know whether or not a person can use a certain type of transport or accommodation, we need to define the logistical rights for the operating unit, position or person. These rights are normally used to define the logistics of people or strategic positions that, due to the function performed, require certain exclusivities to provide greater safety and comfort. To create the list of logistical rights, 12 entries must be filled in beforehand in REGISTRATIONS > LOGISTICS > TYPES, to know all entries see the documentation
2. Permissões
Para ter acesso a essa funcionalidade, a permissão "Manter direitos logísticos" deverá ser concedida aos perfis responsáveis por operar e controlar a funcionalidade.
Para conceder tal permissão, leia o artigo: Segurança - Configurar acesso
3. Definição hierárquica dos direitos logísticos
Primeiro nível de definição é para Unidades Operacionais, se determinarmos um direito logístico para uma unidade operacional, todos os colaboradores que embarcam nessa UOP possuirão o mesmo direito logístico, independente da pessoa ou função.
O segundo nível de definição é para Função, normalmente é o que se tem de política de atribuição de direito logístico, todos os colaboradores de determina função possuem os mesmos direitos, com isso não é forçoso ficar dando individualmente direitos as pessoas.
O terceiro nível de definição é para Pessoa, pode ocorrer aleatoriamente de uma pessoa ter os direitos logísticos distintos da função.
Podemos permitir ou negar um direito logístico, levando em consideração que o direito no nível mais especifico vai valer sobre o direito menos específico, exceto se o menos especifico equivaler a uma negação. Em qualquer nível que haja uma negativa, mesmo que em outros níveis a pessoa tenha permissão, a mesma não terá direito.
4. Cadastro de direitos logísticos
4.1 Para ter acesso a interface de cadastramento e manutenção dos Direitos Logísticos, clique no Menu Cadastro > Logística > Manter Direitos Logísticos.
Será exibida a interface abaixo, com a listagem completa dos direitos logísticos cadastrados no DRAKE. Para incluir um novo Direito logístico, clique no botão Incluir.
4.2 Será exibido a janela de cadastramento de direito logístico. Preencha os campos de acordo com o direito logístico que deseja cadastrar.
ITEM | DESCRIÇÃO |
---|---|
Tipo de Direito Logístico | Informe qual classe pertencerá o direito logístico |
Conceder direito | Com base no tipo de direito informe função, trabalhador ou unidade operacional estará vinculada este direito.. Informação vinda de: Cadastros - Funções , Cadastros - Trabalhadores ou Cadastros - Unidades Operacionais (UOP) |
Tipo da Logística | Com base nos tipos disponíveis, informe qual será disponibilizada. Esses direitos são |
Subtipo da Logística | Após selecionado o Tipo, selecione o subtipo cadastrado. Esse subtipo é cadastrado nas telas listadas abaixo: |
Permissão | Informe de deseja permitir ou negar tal direito à função desejada |
Conceder a: Nome da Unidade Operacional, nome da função ou nome da empresa
Tipo: Tipo do direito logístico.
Subtipo: Descrição do tipo
Permissão: Negar ou permitir
5. Onde os direitos logísticos são aplicados em trajetos?
5.1 Na aba Direitos Logísticos/ Logistics rights são exibidos os direitos cadastrados para o funcionário especificado.
Como visualizamos acima, os direitos cadastrados são no nível de Função.
5.2 Na aba Ida são exibidos os trechos disponíveis ao qual o funcionário tem direito.
Após clicar em Liberar Trechos Restritos , o Drake vai carregar todos os trechos, até mesmo os que o colaborador não tem direito, a seguir selecione o trecho desejável.
5.3 Como conceder a permissão necessária para Liberar Trechos Restritos?
Para ter acesso a essa funcionalidade, a permissão "Liberar Trechos Restritos" deverá ser concedida ao perfil responsável por realizar e controlar o procedimento. Para conhecer mais sobre permissões, leia o artigo: Segurança - Configurar acesso
6. Onde os direitos logísticos são aplicados em necessidades logísticas ?
6.1 Funciona do mesmo modo que nos trajetos. Na aba Direitos Logísticos/ Logistics rights são exibidos os direitos cadastrados para o funcionário especificado.
7. Parametrizações
Existem dois importantes parâmetros referentes a Diretos Logísticos.
7.1 Caminho de acesso: Menu Configuração > Parâmetros
7.2 Em seguida, clique nas abas: Módulos > Logística > Opções, conforme imagem a seguir:
7.3 Ignorar validação de direitos logísticos na clonagem de trajetos
7.4 Libera trechos tipos com ordem menos que o direito do trabalhador
Exemplo de aplicação:
O colaborador que contiver direito ao transporte aéreo de ordem 5 – Primeira Classe, consequentemente terá direito a utilizadas todas as demais ordens inferiores, assim como a de ordem 1 – Economy.