Crew Rotation: TBA (To Be Announced)

1 - Introdução

O TBA (To Be Announced) é uma funcionalidade desenvolvida para reservar vagas em voos programados () ou mesmo voos tipo data (sem voos agendados) para unidades operacionais. Quando você ainda não sabe qual o trabalhador irá atender uma determinada tarefa, podemos reservar um assento na aeronave destinado ao indeterminado trabalhador. Após incluirmos o TBA, o DRAKE irá destinar as vagas do voo para o número de pessoas apontadas no embarque ou desembarque. Podemos realizar essa reserva através da tela de ou através do CrewRotation - onde também podemos visualizar os trabalhadores que farão parte do nosso planejamento, como iremos acompanhar a seguir.

Aprenda a criar programações recorrentes de TBA em:


2 - Acesso

2.1 Realize o acesso a tela de CrewRotation. Aplique o filtro por unidade operacional e desde que haja um plano de atividade destino a unidade (), novas linhas estarão disponíveis com o nome de “TBA”.

A quantidade de linhas varia de acordo com o número de TBA lançadas

2.2 Ao clicar com o botão direito sobre alguma célula de TBA, o DRAKE irá informar que não há “Nenhuma ação disponível”. Isso acontece pois, como falado na introdução deste artigo, a Crew Rotation servirá para visualizar o TBA, mas as alterações devem ser feitas através das telas de e .


3 - Detalhamento do TBA na CrewRotation

3.1 Para lançarmos TBA através da funcionalidade, clique em “Adicionar”.

3.2 Feito isso, a janela “CRIAR COMPROMISSO” se sobreporem a tela. Inicialmente ela pedirá que você informe um trabalhador, dando a opção de “TO BE ANNOUNCED” ou “TRABALHADOR”. Selecione a opção referente ao TBA, que irá pedir para que você indique quantos participantes serão inclusos no TBA (para nosso exemplo usaremos 5 trabalhadores). Ao finalizar, clique em “Próxima”.

3.3 Para o nosso exemplo, não filtramos a CrewRotation por unidade operacional, então o próximo passo será selecionar a UOP que receberá o TBA. Caso você já tenha filtrado a unidade, este passo não será necessário. Uma vez que o DRAKE já entenderá que o TBA será para a unidade selecionada no filtro.

3.4 Informe a empresa ( ) e a tarefa ( ) relacionada ao TBA.

3.5 Nessa fase, iremos colocar os dados do embarque. Mas atenção para o “Tipo da programação logística”, aqui você poderá usar o “Data” e “Voo”. Preencha conforme sua necessidade.

Campo

Descrição

Campo

Descrição

Tipo de programação logística

Informe se a logística do trabalhador será feita por tipo “Data” ou “Voo”. Ao selecionar “Voo”, o sistema irá pedir que você informe o voo agendado para aquela unidade com base em .

Tipo de movimentação

Aqui você informar se o compromisso é referente ao embarque e desembarque, apenas embarque ou apenas desembarque.

Data*

Data referente ao dia de embarque/desembarque (confira se está correto)

Horário da RT

Horário do transporte referente

Origem*

Unidade operacional de origem do transporte

Destino*

Unidade operacional de destino do transporte

Endereço de Embarque

Endereço de embarque/desembarque

Função de Operação*

Função que o trabalhador exercerá a bordo da unidade operacional

Contrato

Contrato vinculado ao compromisso

Tipo de Transporte*

Avião/Helicóptero/Marítimo/Terrestre

Tipo de Passageiro*

Tipo de programação com base em

Centro de Custo*

Centro de custo vinculado ao compromisso com base

Conta bancária

Conta bancária do trabalhador

Comentários

Texto livre

3.6 - Agora o TBA será exibido em seu planejamento de CrewRotation

3.7 Com o TBA criado, garantimos a reserva do Voo para estes participantes. E quando finalmente soubermos quem serão os trabalhadores que irão participar desta demanda, devemos informar ao sistema DRAKE através da CrewRotation. Para isso, clique com o botão direito sobre o registro de TBA referente e escolha a opção “Definir Trabalhador”.

3.8 A janela “Definir trabalhador” sobrepõem-se à tela pedindo para que informe um trabalhador que irá atender o referente TBA.

3.9 Feito isso, o DRAKE irá substituir o registro de TBA pelo referente trabalhador.


4 - O TBA na Programação Logística

4.1 Ao criar um registro de TBA, também criamos registro de programação para o embarque e o outro para o desembarque dos dias referentes na UOP escolhida

4.2 Podemos ver os participantes de TBA na programação referente, mas não podemos informar qual é o trabalhador que irá atender o TBA pela programação. Para isso, precisamos utilizar o CrewRotation como vemos no item anterior.

4.3 Ao informar o trabalhador através da CrewRotation, ele passa a substituir o registro referente ao TBA. Podendo assim, seguir o fluxo de programação normalmente.


5 - Detalhamento do TBA no Planejador de Tarefas

5.1 Essa função se faz necessária para garantir a reserva de assentos em um voo. Ao dizermos que um determinado voo terá um número máximo de tripulantes, fica restrito a quantidade de trabalhadores que podemos embarcar em um mesmo voo. Para que possamos garantir que vários times trabalhem ao mesmo tempo, podemos ver o número de assentos disponíveis por voo pela Crew Rotation.

5.2 Para isso, configurei o parâmetro que indica o número de assentos em um voo e configurei um template de voo diário com ida e volta de máximo de 5 lugares através de um template de voo em

5.3 Já na tela de ,lancei um TBA que iria ocorrer entre os dias 13/04 e 26/04.

5.4 Com isso, automaticamente 5 assentos foram preenchidos no meu voo de ia para o dia 13/04 e o mesmo acontece para a volta no dia 26/04. Visível da tela de

5.5 Como resultado, agora na minha Crew Rotation indicará que no dia 13/04 tenho 0 vagas disponíveis para voo de ida e no dia 26/04 0 vagas disponíveis para volta. Com isso garanto a reserva dos lugares no voo e impeço que overbooking em meu voo.

5.6 Para indicar quais os trabalhadores farão parte do TBA, novamente na tela de , através do “Visualizar os trabalhadores envolvidos” irei inserir os trabalhadores que farão parte do meu TBA, com base na data de embarque deles. (O mesmo acontece para a data de desembarque)



6 - Inclusão de trabalhador no TBA

6.1 Para inclusão de trabalhador no TBA através da tela “CrewRotation”, é necessário que ao identificar o TBA, clique com o botão direito do mouse em cima do período de embarque do mesmo, onde serão habilitadas algumas possíveis ações.

6.2 Clique na opção “Definir Trabalhador”, selecione o trabalhador desejado e aperte em “salvar”.


7 - Excluindo planejamento de TBA

7.1 Clique com o botão direito em cima do compromisso de TBA referente e escolha a opção “Remover compromisso”

 

.

7.2 A janela “Remover compromisso” trará as informações referentes. Confira se é de fato o TBA que deseja remover e clique em “Confirmar”

7.3 A tela será atualizada com a informação de “Programação logística removida com sucesso”.

7.4 Com isso, tanto a CrewRotation é atualizada, quanto a programação referente - como podemos ver na sequência de imagens abaixo, onde a programação em que havia 4 TBAs passou a constar apenas 3.

7.5 Caso tente remover um TBA diretamente pela tela de programação logística, o sistema não permitirá o comando. Isso acontece, pois, as programações são ou apenas referente ao Embarque ou apenas referente ao Desembarque do indivíduo, enquanto o TBA corresponde ao Embarque e Desembarque. Permitir que o sistema deixe excluir apenas um estado (embarque ou desembarque) poderia acarretar transtornos futuros. Portanto, utilize a CrewRotation para realizar a exclusão do TBA.

 

Caso surja alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte através do E-mail: suporte@sapiensia.com / ou Telefone em: +55 (21) 2391-4726