Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 10 Próxima »

1. INTRODUÇÃO

A "Ordem de Trabalho" ou "O.T.", como iremos nos referir, além de ser uma ferramenta de prevenção, que visa identificar e avaliar previamente os riscos quando da execução de trabalhos com potencial para provocar danos às pessoas e/ou a propriedade, também é fundamental para o controle e planejamento das atividades através do DRAKE. Com ela, podemos informar ao sistema os serviços que estão sendo realizados e os trabalhados envolvidos em cada um deles. 


2. Permissões

Para ter acesso a essa funcionalidade, a permissão "Manter Tarefas" deverá ser concedida aos perfis responsáveis por operar e controlar a funcionalidade.

Para conceder tal permissão, leia o artigo: Segurança - Configurar acesso


3. ACESSO

3.1 Para acessar a funcionalidade, acesse o seguinte caminho: TAREFAS > OPERAÇÃO > PLANEJAMENTO DE TAREFAS > MANTER TAREFAS

3.2 Feito o acesso, a tela "OPERAÇÕES / TAREFAS" será exibida. Para buscar por ordens específicas, utilize os filtros de busca ou a barra de pesquisa.

3.3 Para criarmos uma nova tarefa, clique em “Adicionar” no canto superior direito da tela. Ao clicar, você será direcionado para a página “TAREFA / NOVO”, onde iremos explorar cada campo:


4. INFORMAÇÕES BÁSICAS

4.1 Preenchimento:

CAMPO

DESCRIÇÃO

Título*

Nome da tarefa.(texto livre)

Ordem de Trabalho

Ordem de trabalho externa. (texto livre)

Unidade operacional*

Informe a unidade operação da tarefa. Informação referente: Cadastros - Unidades Operacionais (UOP)

Responsável Técnico

Informe o trabalhador responsável. Informação referente: Cadastros - Trabalhadores

Categoria

Informe a categoria da tarefa. Informação referente: Cadastros - Tipos (Categoria da Tarefas)

Classificação

Informe a classificação da tarefa. Informação referente: Cadastros - Classificação da Tarefa

Tag de Equipamento

Tag externo do equipamento. (texto livre)

Motivo

Motivo da criação da tarefa.

Prioridade

Informe o grau de prioridade da tarefa.

Disciplina

Informe o tipo de disciplina necessária para realização da tarefa. Informação referente: Cadastros - Tipos (Tipo de disciplina)

Critério

Informe o tipo de critério de atividade necessária para realização da tarefa. Informação referente: Cadastros - Tipos (Tipos de critério de atividade)

Janela

Data de início prevista.

Vencimento*

Data de termino prevista.

Descrição

(texto livre)

4.2 Após preencher corretamente, clique em “Salvar” para liberar os demais campos de preenchimento da tela.


5. ORDENS DE COMPRA

5.1 Após preencher o campo “INFORMAÇÕES BÁSICAS” e clicar em “Salvar”, o DRAKE libera os demais campos como o “ORDENS DE COMPRA”. Nele você irá adicionar as ordens externas que possuem vínculo com a criação da tarefa.

5.2 Ao clicar em “Adicionar adicionar ordem de compra” a janela “ADICIONAR ORDEM DE COMPRA” parecerá. Complete as informações e clique em “Adicionar”.

CAMPO

DESCRIÇÃO

Código*

Este é um código externo. (texto livre)

Empresa*

Informe a empresa destinada. Informação referente: Cadastro - Entidades

5.3 Você pode adicionar mais de uma Ordem de Compra à Tarefa e para editar ou excluir, basta clicar nos ícones referentes:


6. TAREFAS RELACIONADAS

6.1 ENTENDENDO O FLUXOGRAMA

Aqui poderemos criar relacionamento entre diferentes tarefas, indicando um fluxo de trabalho. Para que possamos entender, vamos explorar o fluxograma abaixo com o seguinte exemplo:

Possuímos a tarefa de realizar manutenção em uma CCM (Casa Central de Máquina). Para que possamos concluir a Manutenção na CCM, será preciso realizar a manutenção no Gerador X, no Gerador Y e no Gerador Z. Além disso, precisaremos também corrigir os circuitos danificados e regular o ar-condicionado do local. Sendo assim, podemos dividir cada um desses 5 itens em tarefas distintas.

  • Possuímos então uma tarefa pai (Manutenção na CCM), onde dividimos em cinco tarefas filho. Obtemos o seguinte fluxo de relacionamento, onde da perspectiva da tarefa de “MANUTENÇÃO NA CCM”, todas as demais tarefas são filhas:

  • Porém, essa é apenas uma das perspectivas, pois poderíamos olhar também para qualquer uma das outras tarefas adicionadas. Se fizermos isso, iremos enxergar o mesmo fluxo de outro angulo. Pegando a tarefa a tarefa “GERADOR Y” , conseguimos enxergar a relação de dependência de pai para filho com a tarefa de “MANUTENÇÃO DE CCM”, porém as demais tarefas (na mesma linha de sucessão) possuem uma relação de dependência de tarefas irmãs.

6.2 Com o fluxograma esclarecido, vamos agora ao preenchimento desta relação. Para iniciarmos o preenchimento, clique em “Vincular tarefa”.

6.3 Feito isso, a janela “VINCULAR TAREFA” permitirá que você associe tarefas que estejam ocorrendo na mesma UOP que você definiu ao preencher esta tarefa pai. Para vincular, basta selecionar as tarefas desejadas e clicar em “ASSOCIAR”.

Caso possua algum item em checklist ou embarques e desembarques nas tarefas vinculadas como “Filho”, você terá a opção de importa-las para a tarefa pai durante a associação.

6.4 Para visualizar ou excluir as outras tarefas, utilize os ícones apontados na imagem abaixo:

Ao clicar em “Visualizar tarefa”, você é transportado diretamente para a tarefa relacionada. Abaixo cliquei na tarefa 48,onde vocês podem ver estou de fato em uma nova tarefa. As tarefas relacionadas mudam de status, não são mais “Filho” e sim “Irmãos” e “Pai”.


7. EMBARQUES E DESEMBARQUES RELACIONADOS

Essa aba possui uma relação de dependência com a tela de Tarefas - Planejamento de Tarefas (Planejador de Tarefas)

Aqui serão apontados os embarques e desembarques de trabalhadores relacionados com as tarefas. Você pode visualizar a movimentação relacionada a “Somente para esta tarefa” ou “Para todas tarefas relacionadas” clicando na caixa de diálogo mostrada na imagem abaixo:


8. CHECKLIST

8.1 Por fim, possuímos o checklist que nos permite criar um controle com preenchimento via DRAKE para garantir as conformidades da demanda.

Se vocês repararem, a solicitação utilizada para exemplificar este tutorial, já possui 3 itens em seu checklist, correto? Isso acontece porque há um parâmetro (Parâmetros - Operações ) que me permite importar sempre um template padrão para toda a tarefa criada. Neste caso, utilizamos um padrão com 3 itens de checklist.

8.2 Para adicionar um novo item, basta digitar o texto livre na linha superior e clicar em “ADICIONAR”.

Como vocês podem ver, os itens de Checklist adicionados manualmente ficam em fundo branco, enquanto os itens de Checklist importados do template ficam em azul.

Para adicionar

  • Sem rótulos