Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 13 Próxima »

1. INTRODUÇÃO

A funcionalidade de “Manter Tarefa” é onde especificamos a demanda de tarefas dentro do DRAKE. Nesta página iremos informar ao sistema qual tarefa será realizada, como será o relacionamento entre diferentes tarefas, quais as ordens de compra referentes, visualizamos a movimentação dos trabalhadores, criamos e controlamos o checklist que para sua realização.

Paginas e artigos relacionados:


2. Permissões

Para ter acesso a essa funcionalidade, a permissão "Manter Tarefas" deverá ser concedida aos perfis responsáveis por operar e controlar a funcionalidade.

Para conceder tal permissão, leia o artigo: Segurança - Configurar acesso


3. ACESSO

3.1 Para acessar a funcionalidade, acesse o seguinte caminho: TAREFAS > OPERAÇÃO > PLANEJAMENTO DE TAREFAS > MANTER TAREFAS

3.2 Feito o acesso, a tela "OPERAÇÕES / TAREFAS" será exibida. Para buscar por tarefas específicas, utilize os filtros de busca ou a barra de pesquisa.

3.3 Para criarmos uma tarefa, clique em “Adicionar” no canto superior direito da tela. Ao clicar, você será direcionado para a página “TAREFA / NOVO”, onde iremos explorar cada campo:


4. INFORMAÇÕES BÁSICAS

4.1 Preenchimento:

CAMPO

DESCRIÇÃO

Título*

Nome da tarefa. (texto livre)

Ordem de Trabalho

Ordem de trabalho externa. (texto livre)

Unidade operacional*

Informe a unidade operação da tarefa. Informação referente: Cadastros - Unidades Operacionais (UOP)

Responsável Técnico

Informe o trabalhador responsável. Informação referente: Cadastros - Trabalhadores

Categoria

Informe a categoria da tarefa. Informação referente: Cadastros - Tipos (Categoria da Tarefas)

Classificação

Informe a classificação da tarefa. Informação referente: Cadastros - Classificação da Tarefa

Tag de Equipamento

Tag externo do equipamento. (texto livre)

Motivo

Motivo da criação da tarefa.

Prioridade

Informe o grau de prioridade da tarefa.

Disciplina

Informe o tipo de disciplina necessária para realização da tarefa. Informação referente: Cadastros - Tipos (Tipo de disciplina)

Critério

Informe o tipo de critério de atividade necessária para realização da tarefa. Informação referente: Cadastros - Tipos (Tipos de critério de atividade)

Janela

Data de início prevista.

Vencimento*

Data de término prevista.

Descrição

(texto livre)

4.2 Após preencher corretamente, clique em “Salvar” para liberar os demais campos de preenchimento da tela.


5. ORDENS DE COMPRA

5.1 Após preencher o campo “INFORMAÇÕES BÁSICAS” e clicar em “Salvar”, o DRAKE libera os demais campos como o “ORDENS DE COMPRA”. Nele você irá adicionar as ordens externas que possuem vínculo com a criação da tarefa.

5.2 Ao clicar em “Adicionar ordem de compra” a janela “ADICIONAR ORDEM DE COMPRA” parecerá. Complete as informações e clique em “Adicionar”.

CAMPO

DESCRIÇÃO

Código*

Este é um código externo. (texto livre)

Empresa*

Informe a empresa destinada. Informação referente: Cadastro - Entidades

5.3 Você pode adicionar mais de uma Ordem de Compra à Tarefa e para editar ou excluir, basta clicar nos ícones referentes:


6. TAREFAS RELACIONADAS

6.1 ENTENDENDO O FLUXOGRAMA

Aqui poderemos criar relacionamento entre diferentes tarefas, indicando um fluxo de trabalho. Para que possamos entender, vamos explorar o fluxograma abaixo com o seguinte exemplo:

Possuímos a tarefa de realizar manutenção em uma CCM (Casa Central de Máquina). Para que possamos concluir a Manutenção na CCM, será preciso realizar a manutenção no Gerador X, no Gerador Y e no Gerador Z. Além disso, precisaremos também corrigir os circuitos danificados e regular o ar-condicionado do local. Sendo assim, podemos dividir cada um desses 5 itens em tarefas distintas.

  • Possuímos então uma tarefa pai (Manutenção na CCM), onde dividimos em cinco tarefas filho. Obtemos o seguinte fluxo de relacionamento, onde da perspectiva da tarefa de “MANUTENÇÃO NA CCM”, todas as demais tarefas são filhas:

  • Porém, essa é apenas uma das perspectivas, pois poderíamos olhar também para qualquer uma das outras tarefas adicionadas. Se fizermos isso, iremos enxergar o mesmo fluxo de outro angulo. Pegando a tarefa a tarefa “GERADOR Y”, conseguimos enxergar a relação de dependência de pai para filho com a tarefa de “MANUTENÇÃO DE CCM”, porém as demais tarefas (na mesma linha de sucessão) possuem uma relação de dependência de tarefas irmãs.

6.2 Com o fluxograma esclarecido, vamos agora ao preenchimento desta relação. Para iniciarmos o preenchimento, clique em “Vincular tarefa”.

6.3 Feito isso, a janela “VINCULAR TAREFA” permitirá que você associe tarefas que estejam ocorrendo na mesma UOP que você definiu ao preencher esta tarefa pai. Para vincular, basta selecionar as tarefas desejadas e clicar em “ASSOCIAR”.

Caso possua algum item em checklist ou embarques e desembarques nas tarefas vinculadas como “Filho”, você terá a opção de importa-las para a tarefa pai durante a associação.

6.4 Para visualizar ou excluir as outras tarefas, utilize os ícones apontados na imagem abaixo:

Ao clicar em “Visualizar tarefa”, você é transportado diretamente para a tarefa relacionada. Abaixo cliquei na tarefa 48, onde vocês podem ver estou de fato em uma nova tarefa. As tarefas relacionadas mudam de status, não são mais “Filho” e sim “Irmãos” e “Pai”.


7. EMBARQUES E DESEMBARQUES RELACIONADOS

Essa aba possui uma relação de dependência com a tela de Tarefas - Planejamento de Tarefas (Planejador de Tarefas)

Aqui serão apontados os embarques e desembarques de trabalhadores relacionados com as tarefas. Você pode visualizar a movimentação relacionada a “Somente para esta tarefa” ou “Para todas tarefas relacionadas” clicando na caixa de diálogo mostrada na imagem abaixo:


8. CHECKLIST

8.1 Por fim, possuímos o checklist que nos permite criar um controle com preenchimento via DRAKE para garantir as conformidades da demanda.

Se vocês repararem, a solicitação utilizada para exemplificar este tutorial, já possui 3 itens em seu checklist, correto? Isso acontece porque há um parâmetro (Parâmetros - Operações ) que me permite importar sempre um template padrão para toda a tarefa criada. Neste caso, utilizamos um padrão com 3 itens de checklist.

8.2 Para adicionar um novo item, basta digitar o texto livre na linha superior e clicar em “ADICIONAR”.

Como vocês podem ver, os itens de Checklist adicionados manualmente ficam em fundo branco, enquanto os itens de Checklist importados do template ficam em azul.

8.3 Importando e exportando template

Acima do botão de “Adicionar” há dois ícones, um é referente a conversão do Checklist em template e outro é referente a Importação de Template.

ITEM

DESCRIÇÃO

Converter checklist em template

Atenção: este campo ficará visível apenas após salvar a tarefa. Aqui você pode salvar o checklist criado em um template para que seja possível importa-lo em outras tarefas.

Importar de template

..Aqui você poderá importar os templates de checklist salvos.

8.4 Mofo de edição

8.4.1 Há uma flag em amarelo indicando “Modo de edição”. Ao clicar sobre ela, o DRAKE permite que você informe o status dos itens do checklist e faça comentários pertinentes.

  • Modo de edição ativo:

  • Modo de edição desativo:

8.4.2 Após alterar o status do checklist para Em aberto, Concluído, Não atendido ou Não se aplica, o DRAKE passará a exibi-los no modo de edição com os status definidos.


9. Para finalizar a nossa tarefa, devemos “Salvar”. Caso esteja tudo de acordo, clique em “Início” para iniciar a tarefa.

Atente-se ao item “Informações Básicas”, pois não será possível alterar essas informações ao realizar o comando de “Início”.

  • Sem rótulos