Segurança - Gerenciamento de acessos ao MyDRAKE

1. Introdução

A tela de Gerenciamento de acessos ao MyDrake permite ao usuário ativar ou desativar o acesso ao MyDrake para os trabalhadores cadastrados, assim como definir se o gerenciamento de acesso será realizado manualmente ou automaticamente pelo sistema. Para trabalhadores com gerenciamento automático, um job será executado periodicamente e ativará ou desativará o acesso desse trabalhador com base em uma série de condições.


2. Permissão de acesso

Para ter acesso a essa funcionalidade, a permissão "Gerenciamento de acessos ao MyDrake" deverá ser concedida aos perfis responsáveis por controlar a funcionalidade.

Para conceder tal permissão, leia o artigo: Segurança - Configurar acesso (NOVO)

Para ativar o MyDrake para um trabalhador, o usuário precisará das permissões de Criar ou Modificar.

Para desativar o MyDrake para um trabalhador, o usuário precisará das permissões de Excluir ou Modificar.

Para ativar o gerenciamento automático de acesso ao MyDrake para um trabalhador, o usuário precisará de uma das seguintes permissões: Criar, Excluir ou Modificar.


3. Gerenciar acessos ao MyDrake

3.1 Acesse a tela "Gerenciamento de acessos ao MyDrake" através do seguinte caminho de acesso: Configurações > Segurança > Gerenciamento de acessos ao MyDrake.

3.2 Nessa tela serão listados todos os trabalhadores cadastrados.

Para exibir o histórico de acesso de um trabalhador, clique duas vezes sobre ele.


4. Ativar MyDrake manualmente para trabalhadores

4.1 Para ativar o MyDrake para um ou mais trabalhadores, selecione os trabalhadores que deseja ativar e clique no botão de contexto “Ativar MyDrake para os trabalhadores”.

4.2 Será aberto um diálogo de confirmação com a lista de trabalhadores selecionados. Se o trabalhador possuir mais de um e-mail cadastrado no sistema, será possível selecionar qual e-mail será usado para acessar o MyDrake.

Os trabalhadores que não possam ter o MyDrake ativado por algum motivo ficarão destacados em vermelho, e os impedimentos podem ser visualizados ao passar o mouse sobre o ícone vermelho de impedimento à esquerda do nome do trabalhador.

As seguintes situações impedirão a ativação do MyDrake para um trabalhador:

  • O trabalhador está inativo no DRAKE.

  • O trabalhador não possui nenhum e-mail cadastrado.

  • O e-mail selecionado para o trabalhador já está cadastrado no MyDrake.

  • O usuário está tentando ativar o MyDrake utilizando o mesmo e-mail para dois trabalhadores diferentes.

Clique no botão “Continuar“ para seguir para a próxima etapa.

4.3 Será exibido um novo diálogo confirmando a quantidade de trabalhadores que terão o MyDrake ativado. Clique no botão “Confirmar“ para realizar a ativação.

4.4 Será aberto um diálogo do gerenciador de requisições, indicando que a alteração está em andamento. Quando concluída, clique no botão “Atualizar Consulta“ para recarregar a listagem com os status atualizados.

Qualquer trabalhador que tenha o acesso ao MyDrake ativado manualmente, terá o gerenciamento de acesso modificado para manual.


5. Desativar MyDrake manualmente para trabalhadores

5.1 Para desativar o MyDrake para um ou mais trabalhadores, selecione os respectivos trabalhadores e clique no botão de contexto “Desativar MyDrake para os trabalhadores”.

5.2 Será aberto um diálogo de confirmação com a lista de trabalhadores selecionados. Clique no botão “Continuar“ para seguir para a próxima etapa.

5.3 Será exibido um novo diálogo confirmando a quantidade de trabalhadores que terão o MyDrake desativado. Clique no botão “Confirmar“ para realizar a desativação.

5.4 Será aberto um diálogo do gerenciador de requisições, indicando que a alteração está em andamento. Quando concluída, clique no botão “Atualizar Consulta“ para recarregar a listagem com os status atualizados.

Qualquer trabalhador que tenha o acesso ao MyDrake desativado manualmente, terá o gerenciamento de acesso modificado para manual.


6. Ativar gerenciamento automático de acesso para trabalhadores

É possível definir o gerenciamento de acesso ao MyDrake como automático para um ou mais trabalhadores. Nesse caso, uma rotina automática será executada diariamente e fará algumas verificações para decidir se o MyDrake deverá estar disponível ou não para cada trabalhador. As verificações são:

  • Se o trabalhador tiver o gerenciamento de acesso marcado como automático e puder ter o MyDrake ativado (ou seja, se não tiver um dos impedimentos citados na seção 4.2), seu status será trocado para "MyDrake Disponível".

  • Se o trabalhador possuir o status "MyDrake Disponível" e o cliente tiver o parâmetro "Registro automático no MyDrake" ligado, o acesso ao MyDrake será concedido automaticamente nos seguintes casos:

    • Se o trabalhador for empregado (tipos Contratado, Expatriado ou Funcionário).

    • Se o trabalhador for terceirizado (tipos Terceirizado ou Terceirizado Expatriado) e atender aos critérios de elegibilidade adotados pela empresa.

  • Se uma das condições acima for invalidada, e o trabalhador possuir acesso ao MyDrake, o acesso é revogado.

 

Critérios de elegibilidade para a utilização do MyDrake por funcionários terceirizados:

Algumas empresas consideram todos os trabalhadores terceirizados elegíveis para utilizar o MyDrake, outras consideram elegíveis apenas os terceirizados que cumpram pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Tenha embarque futuro.

  • Esteja a bordo de uma Unidade Operacional no momento.

  • Tenha desembarcado nos últimos 7 dias.

  • Seja membro de uma turma.

  • Tenha agendamento para entrar em uma turma no futuro.

Em caso de dúvida, verifique com seu gerente de relacionamento quais são os critérios de elegibilidade utilizados pela sua empresa.

 

6.1 Para ativar o gerenciamento automático de acesso para um ou mais trabalhadores, selecione os respectivos trabalhadores e clique no botão de contexto “Alterar gerenciamento de acesso para automático para os trabalhadores”.

6.2 Será aberto um diálogo de confirmação com a lista de trabalhadores selecionados. Clique no botão “Continuar“ para seguir para a próxima etapa.

6.3 Será exibido um novo diálogo confirmando a quantidade de trabalhadores que terão o gerenciamento de acesso alterado para automático. Clique no botão “Confirmar“ para realizar a alteração.

6.4 Será aberto um diálogo do gerenciador de requisições, indicando que a alteração está em andamento. Quando concluída, clique no botão “Atualizar Consulta“ para recarregar a listagem com os status atualizados.


7. Cadastro de parâmetros relacionados ao Gerenciamento de Acessos ao MyDrake

O sistema possui 7 parâmetros relacionados a funcionalidade de gerenciamento de acessos ao MyDrake. Para modificá-los:

7.1 Acesse a tela “Parâmetros“, através do seguinte caminho de acesso: Configurações > Parâmetros.

7.2 Acesse a aba “Módulos“ e, dentro dela, a aba “MyDrake“.

Nessa aba estão localizados os parâmetros divididos em duas seções:

  • Configurações gerais:

    • Valor padrão do tipo de gerenciamento de acesso ao MyDrake que será definido para o trabalhador: Define se, ao cadastrar um novo trabalhador no sistema, o gerenciamento de acesso ao MyDrake será manual ou automático por padrão.

    • Remove acesso do trabalhador ao MyDrake quando ele for afastado: Este parâmetro indica se o acesso do trabalhador ao MyDrake será removido quando ele for afastado, considerando o tipo de gerenciamento de acesso ao MyDrake do trabalhador.

    • Remove acesso do trabalhador ao MyDrake quando ele for inativado: Quando trabalhadores com gerenciamento de acesso ao MyDrake automático são inativados, seu acesso ao MyDrake também é automaticamente removido. Ativar este parâmetro ativa o mesmo comportamento para trabalhadores com gerenciamento de acesso ao MyDrake manual.

    • Finalizar automaticamente o acesso do MyDrake caso o acesso do usuário seja finalizado: Quando este parâmetro estiver habilitado, ao excluir ou bloquear uma conta de usuário que possua um trabalhador vinculado, o acesso desse trabalhador ao MyDrake será finalizado, independente do tipo de gerenciamento de acesso ao MyDrake definido para o trabalhador. Da mesma forma, ao definir uma data de fim de acesso para a conta de usuário, a mesma data será definida para o fim do acesso do trabalhador vinculado ao MyDrake. Quando este parâmetro estiver desabilitado, o acesso do trabalhador ao MyDrake é preservado ao excluir, bloquear ou definir uma data de fim de acesso para a conta de usuário.

  • Configurações de gerenciamento automático de acesso:

    • Registro automático no MyDrake: Define se trabalhadores com o gerenciamento de acesso ao MyDrake automático terão seu acesso ativado pelo sistema quando este detectar que o acesso está disponível. Se essa opção estiver desativada, o sistema não ativará o MyDrake para os trabalhadores, mas mudará seu status para “MyDrake Disponível“.

    • Permitir concessão automática de acesso ao MyDrake para trabalhadores terceirizados: Quando ativado, este parâmetro permite que trabalhadores terceirizados com gerenciamento automático tenham o MyDrake disponibilizado ou ativado automaticamente, desde que cumpram os requisitos para tal. Quando o parâmetro estiver desativado, o MyDrake não será ativado ou disponibilizado automaticamente para trabalhadores terceirizados. Este parâmetro não interfere na concessão de acesso manual, pela tela de Gerenciamento De Acessos ao MyDrake.

    • Ignorar os critérios de elegibilidade para trabalhadores terceirizados: Quando este parâmetro estiver ativado, os Critérios de elegibilidade para a utilização do MyDrake por funcionários terceirizados, enumerados na seção 6 deste documento, serão desconsiderados na concessão de acesso automático para trabalhadores terceirizados. Essencialmente, trabalhadores terceirizados seguirão as mesmas regras de acesso de empregados da empresa. Quando o parâmetro estiver desativado, os critérios de elegibilidade para trabalhadores terceirizados serão respeitados. Este parâmetro não interfere na concessão de acesso manual, pela tela de Gerenciamento De Acessos ao MyDrake.


8. Operações que podem alterar automaticamente o acesso de um trabalhador ao MyDrake

Além dos comportamentos controlados pelos parâmetros descritos na seção 7, algumas operações, quando realizadas, podem causar a alteração do estado de acesso ao MyDrake dos trabalhadores.

 

8.1 Operações que concedem acesso ao trabalhador com gerenciamento automático:

  • Importar o trabalhador via integração vai conceder acesso ao seu endereço de e-mail principal, se houver, ou ao primeiro endereço válido em ordem alfabética, se não houver endereço principal.

  • Adicionar um endereço de e-mail no cadastro de um trabalhador que ainda não possua acesso ao MyDrake, vai conceder acesso a esse endereço.

  • Ativar trabalhador que estava inativo vai conceder acesso ao seu endereço de e-mail principal, se houver, ou ao primeiro endereço válido em ordem alfabética, se não houver endereço principal.

 

8.2 Operações que revogam acesso do trabalhador com gerenciamento automático ou manual:

  • Excluir o trabalhador do sistema.

  • Remover do cadastro do trabalhador o endereço de e-mail utilizado por ele para acesso ao MyDrake.

  • Afastar trabalhador:

    • Sempre revoga o acesso quando o parâmetro “Remove acesso do trabalhador ao MyDrake quando ele for afastado“ for “Sempre“.

    • Nunca revoga o acesso quando o parâmetro “Remove acesso do trabalhador ao MyDrake quando ele for afastado“ for “Nunca“.

    • Revoga o acesso quando o parâmetro “Remove acesso do trabalhador ao MyDrake quando ele for afastado“ for “Automático“ e o tipo de gerenciamento de acesso ao MyDrake do trabalhador for “Gerenciamento Automático”.

    • Revoga o acesso quando o parâmetro “Remove acesso do trabalhador ao MyDrake quando ele for afastado“ for “Manual“ e o tipo de gerenciamento de acesso ao MyDrake do trabalhador for “Gerenciamento Manual”.

  • Inativar trabalhador:

    • Sempre revoga o acesso quando o gerenciamento de acesso do trabalhador for automático.

    • Se o gerenciamento de acesso do trabalhador for manual, revoga o acesso se o parâmetro “Remove acesso do trabalhador ao MyDrake quando ele for inativado“ estiver ligado.

  • Remover ou bloquear uma conta de usuário que possua o trabalhador vinculado. O acesso é revogado apenas se o parâmetro “Finalizar automaticamente o acesso do MyDrake caso o acesso do usuário seja finalizado“ estiver ligado, independente do tipo de gerenciamento de acesso do trabalhador.

 

8.3 Operações que alteram o acesso do trabalhador com gerenciamento automático ou manual:

  • Quando o trabalhador possui acesso ao MyDrake através de um endereço de e-mail, e este é marcado como “Não utilizar“ no cadastro do trabalhador, o acesso é revogado para este endereço.

    • Se o gerenciamento de acesso do trabalhador for automático, o sistema tenta conceder acesso ao e-mail principal do trabalhador. Se não houver e-mail principal, a tentativa de concessão será feita para o primeiro e-mail em ordem alfabética que não esteja marcado como “Não utilizar“, se houver.

    • Se o gerenciamento de acesso do trabalhador for manual, não será feita tentativa de concessão de acesso.

  • Quando o trabalhador possui acesso ao MyDrake através de um endereço de e-mail, e este é alterado no cadastro do trabalhador, o acesso é revogado para o endereço anterior à alteração.

    • Se o gerenciamento de acesso do trabalhador for automático, o sistema tenta conceder acesso ao novo endereço.

    • Se o gerenciamento de acesso do trabalhador for manual, não será feita tentativa de concessão de acesso.

 


Caso surja alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte através do E-mail: suporte@sapiensia.com / ou Telefone em: +55 (21) 2391-4726