FAQ - Novo modelo dos filtros de pesquisa das funcionalidades
1. Introdução
Com um novo modelo de funcionalidade de busca, será possível realizar pesquisas ainda mais específicas e abrangentes.
Esta nova ferramenta será possível filtrar por informações utilizando dois modos de consulta, uma em um modo mais simples e básico e outro mais avançando, no qual se torna possível aplicar diversos contextos em uma mesma consulta.
Este artigo visa detalhar a utilização desses dois novos métodos de consulta.
2. Filtros de pesquisa
2.1 Os filtros de pesquisa foram modificados para que pudessem filtrar informações com diversos contextos, possibilitando uma consulta variada e com resultados mais específicos.
Observação: Os filtros serão definidos e distintos de acordo com a funcionalidade a ser utilizada.
2.2 Será possível definir um contexto de acordo com a propriedade a ser filtrada.
2.3 Os contextos poderão variar de acordo com a propriedade.
Em propriedades que a busca envolve "números", os contextos que poderão ser aplicados são:
"Igual", "Diferente", "Maior que", "Maior ou Igual" e "Menor que" "Maior ou igual".
Exemplo: Filtrar por data(s) ">=Maior ou igual" a 22/12/2016.
2.4 Em propriedades que a busca envolve "letras", os contextos que poderão ser aplicados são:
"Contém" "Igual" e "Diferente".
Exemplo: Filtrar por certificadora(s) que "Contém" a palavra "Consultoria".
3. Campo "Pesquisar"
3.1 O campo pesquisar é utilizado no modo de consulta básico, buscando por informações mais diretas e de forma mais simples em através de textos.
Para utiliza-lo, basta digitar o que deverá ser filtrado.
Observação: No modo avançado, o campo pesquisar é utilizado para definirmos a expressão que será utilizada para filtrar as informações. Mais a frente este método será melhor explicado.
4. Modo básico de consulta
O modo de consulta básico consiste em uma busca mais simples utilizando os filtros de pesquisa e o campo pesquisar ou com uma combinação entre as duas opções.
4.1 Utilizando somente os filtros de pesquisa:
Para pesquisar utilizando somente os filtros de pesquisa, preencha os campos conforme desejado, defina os contextos que serão aplicados e finalize clicando em "Pesquisar".
No exemplo acima por se tratar da funcionalidade eventos a bordo, o sistema deverá buscar por eventos com a data de início maior ou igual que "09/02/2017", na UOP que contém a palavra "Java" e aplicados pela certificadora que contém a palavra "Rst".
Resultado gerado:
Observação: Para limpar os dados inseridos nos filtros, posicione o mouse sobre o botão pesquisar e em seguida clique no botão "X".
4.2 Utilizando os filtros de pesquisa e o campo pesquisar:
Utilizando este método, será feito uma combinação dos filtros aplicados e do que for escrito no campo pesquisar.
No exemplo acima, o sistema buscou por todos os registros citados no tópico acima e agregando com a busca pela palavra "Espaco".
5. Modo avançado de busca
5.1 O modo de consulta avançado se baseia na definição dos contextos em forma de uma expressão, a qual será digitada diretamente no campo "Nova consulta", sem que seja necessário realizar os passos citados acima.
Será preciso alterar o modo de consulta de "Básico" para "Avançado" manualmente. Para isto, clique no local onde se encontra a palavra "Básico" e em seguida clique em "Avançado".
5.2 Após alterar o modo de busca, insira no campo de pesquisa, a expressão do contexto que deseja consultar.
Observação: Note que os filtros de pesquisa não são exibidos durante o modo de busca avançado.
5.3 Caso necessite de auxílio para definir a expressão, clique em "Ajuda".
5.4 Uma nova janela será exibida contendo duas abas. Na primeira aba serão exibidas as propriedades que poderão ser consultadas e exemplos de expressões para cada uma dessas propriedades.
Observação: As propriedades nada mais são do que os campos exibidos nos filtros de pesquisa. Essas propriedades vão variar de acordo a funcionalidade utilizada.
Na segunda aba temos exemplos das funções dos operadores ( "== Igual", "= Contém", ">= Maior ou igual").
Lembrete: Como falado anteriormente:
Em propriedades que a busca envolve "números", os operadores que poderão ser aplicados são: "Igual", "Diferente", "Maior que", "Maior ou Igual" e "Menor que" "Maior ou igual".
Já em propriedades que a busca envolve "letras", os operadores que poderão ser aplicados são: "Contém" "Igual" e "Diferente".
5.5 Defina a expressão que será utilizada na consulta e a confirme pressionando a tecla "Enter" do teclado.
A expressão define que deverá ser buscado registros com a data maior ou igual (>=) que "09/02/2017", na UOP que contém (=) a palavra "Java", aplicados pela certificadora que contém (=) a palavra "RST" e que contém o número de participantes igual (==) a "1".
Resultado gerado:
Atenção: Durante a definição da expressão, um validador irá indicar se a expressão está correta e poderá ser utilizada ou não. Caso haja algum equívoco na construção da expressão, esse validador sinalizará que há um erro.
5.6 Como relatado (tópico 5.2), os filtros de pesquisa não serão exibidos no modo de busca avançado, entretanto os mesmos poderão ser utilizados para definição da expressão e a partir deles inserir outros contextos na construção da mesma.
Para isto, ainda no modo de consulta básico, defina os filtros que serão aplicados. Logo em seguida, faça o procedimento de mudança do modo básico para avançado.
5.7 Feito isto, a tela será atualizada e o campo pesquisar será preenchido automaticamente com a expressão baseada nos filtros definidos.
5.8 A diferença entre os dois métodos, é que com o modo avançado será possível construir uma expressão utilizando vários contextos, até mesmo com a mesma propriedade, no qual não é possível ser realizado no modo básico.
Exemplo: Filtrar por registros da certificadora que contém (=) a palavra "Rst" ou (OR) da certificadora que contém (=) a palavra "Uruguay". Deverão ser exibidos registros que atentem ao menos um dos contextos.
Resultado:
6. Ordenando uma consulta
Também será possível definir a ordem de exibição dos registros exibidos.
6.1 Clicando no "nome" é possível definir o que será utilizado para ordenar os registros
6.3 Após o clique, basta selecionar o método de ordenação.
6.4 Através da seta, será possível definir se os registros serão ordenados de forma crescente ou decrescente.
7. Salvando uma consulta
7.1 Após a realização da consulta, seja pelo modo básico ou avançado, será possível salvar o contexto que foi utilizado para que sejam reaproveitados em momentos futuros. Para isto, clique em "Salvar".
7.2 Após o clique em "Salvar", uma nova janela será exibida. Em seguida defina um nome para a consulta e finalize clicando novamente em "Salvar".
7.3 Feito isto, a consulta será exibida na listagem de filtros customizados.
Observação: Para aplicar essa consulta futuramente, basta dar um clique sobre a mesma.
8. Definição de uma consulta como padrão
Esta opção poderá ser aplicada quando for desejável que uma consulta seja aplicada automaticamente quando a funcionalidade no qual a mesma fora aplicada seja acessada, ou seja, feito o acesso, as informações filtradas pela consulta sempre serão exibidas automaticamente, sem que seja necessário realizar a execução manual.
8.1 Para realizar está opção, clique no botão "Mais opções".
8.2 Em seguida, clique sobre a opção: "Selecionar como padrão".
8.3 Feito isto, o filtro customizado já será identificado como padrão.
8.4 Para reverter a definição, repita o procedimento e clique sobre a opção: "Desmarcar Consulta Padrão".
9. Editando um filtro customizado
9.1 Caso deseje editar um filtro customizado, será preciso em primeiro momento aplicar o filtro desejado. Para isto, dê um clique sobre o mesmo.
9.2 Após a execução da consulta, altere os filtros aplicados (modo básico) ou sua expressão caso seja no modo avançado. Em seguida, clique novamente em "Salvar".
9.3 Em seguida, clique novamente em "Salvar".
9.4 Feito isto, renomeie a consulta se desejar e finalize clicando em "Salvar".
9.5 Caso seja necessário alterar somente o nome da consulta ou até mesmo excluí-la, clique no menu "Mais opções" e escolha a opção desejada.
Caso surja alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte através do E-mail: suporte@sapiensia.com / ou Telefone em: +55 (21) 2391-4726