Parâmetros - Requisição de serviço terceirizado

1. Introdução

Além de alterar funcionalidades exclusivas ao DRAKE, esses parâmetros impactam diretamente no modo como o software interage com o iDRAKE Suppliers. 


2. Permissão de acesso

Para ter acesso a essa funcionalidade, a permissão "Manter parâmetros" deverá ser concedida aos perfis responsáveis por operar e controlar a funcionalidade.

Para conceder tal permissão, leia o artigo: Segurança - Configurar acesso (Versão anterior)


3. Acesso

3.1 Acesse a tela "Parâmetros de Requisição de serviço terceirizado" em: Configurações > Parâmetros > Módulos > Requisição de serviço terceirizado

3.2 Em seguida, serão exibidos os seguintes parâmetros: 

 

 

 

 

País padrão

Define por padrão o país de origem do serviço. Baseado em: Cadastros - Países

Moeda padrão

Define a moeda padrão a ser usado na solicitação de serviço terceirizado. Baseado em: Cadastro - Moedas

Configuração de validação padrão para requisitos avulsos

Selecione um dos padrões listados, caso os requisitos avulsos mantenham alta frequência em um dos tipos cadastrados.

Não sobrescrever informação existente do terceirizado

Se marcado, as informação de novos trabalhadores terceirizados não serão sobrescritas. Gerando assim novos registros.

Regime padrão do terceirizado

Define a escala padrão dos trabalhadores terceirizados. Baseado em: Cadastros - Regime

Categoria padrão do terceirizado

Define a categoria padrão em quem que os trabalhadores terceirizados serão alocados. Baseado em: Cadastros - Categorias

Permite concluir solicitação sem fornecedor

Se marcado, será possível criar solicitações sem que seja necessário informar um fornecedor.

Permite concluir solicitação sem requisito

Se marcado, será possível criar solicitações sem que seja necessário informar um requisito para a execução do serviço.

Permite concluir solicitação sem função responsável pelo escopo de trabalho

Se marcado, será permitido concluir uma solicitação sem a definição de uma função responsável pelo escopo de trabalho.

Aceitar automaticamente evidências de qualificação que já foram aceitas anteriormente

Se marcado, uma evidência enviada por um fornecedor será aceita automaticamente se a mesma já tenha sido validada anteriormente.

Não tentar realizar auto-aceite de evidências que atendem requisitos que tiveram evidências recusadas anteriormente

Caso haja erros frequentes em um de seus fornecedores, aconselhamos marcar essa opção.

Não tentar realizar auto-aceite de evidências que irão vencer nos próximos embarques

Ao ativar esta opção, evidências de qualificação que estejam com a data de vencimento não-válida para o período de embarque previsto, não será realizado o auto-aceite. Ou seja, qualificações que estejam não estejam válidas para todos os embarques previstos não entrará no critério de auto-aceite.

Quando este parâmetro estiver habilitado, sobrescrever o parâmetro “Permitir aceitar automaticamente evidências que tenham validade de pelo menos (dias)”

Permitir aceitar automaticamente evidências que tenham validade de pelo menos (dias)

Defina a quantidade de dias utilizando apenas números

Permitir embarcar trabalhador terceirizado sem solicitação de serviço terceirizado

Se marcado, será possível embarcar trabalhadores terceirizados já cadastrados sem que haja a existência de uma solicitação de serviços terceirizados.

Permitir fornecedor solicitar isenção de evidência de qualificação

Se marcado, será possível ativar a opção para que um fornecedor seja permitido a solicitar uma isenção de evidência de qualificação em uma requisição de serviço terceirizado.

Valor padrão da permissão do fornecedor solicitar isenção de evidência

Se marcado, a opção de permissão para que o fornecedor solicite uma isenção de evidência estará ativada automaticamente na criação de uma nova requisição de serviço.

Considera apenas trabalhadores embarcados para autorização de trabalho

Se marcado, o sistema considerará apenas trabalhadores abarcados para serem concedidas permissões de trabalho.

Não considerar data prevista para realização do serviço terceirizado na validação da autorização de trabalho

Caso marcado, o sistema não considerará a data prevista para a realização do serviço terceirizado na validação da autorização de trabalho.

Reutilizar cadastro de trabalhador terceirizado inativo

Permite o sistema a reaproveitar um cadastro para novos colaboradores.

Termo de aceite

Utilizado para fazer o upload do termo de aceite da empresa. Este termo será exibido no momento que uma empresa prestadora de serviços solicitar o credenciamento para fornecer serviços a uma empresa.

Cadastrar função informada pelo fornecedor caso não encontre uma com o mesmo nome

Cadastra automaticamente a função declarada pelo fornecedor. Baseado em: Cadastros - Funções

Categoria da função informada pelo fornecedor

Caso seus fornecedores sejam predominantes de uma das três categoriais, selecione entra as opções disponíveis.

Recusar automaticamente uma evidência quando sua data de vencimento ou de emissão for menor que a que já está cadastrada no Drake

Se ativado, o DRAKE passa a recusar evidências de data de emissão menor do que a cadastrada no software.

Motivo para recusar automaticamente uma evidência quando sua data de vencimento ou de emissão for menor que a que já está cadastrada no Drake

Se ativado a opção superior, informe aqui o motivo padrão de recusa. Baseado em: Cadastros - Serviços terceirizados (Motivos de recusa)

Inativar a opção de clonar solicitação de serviço terceirizado

Quando habilitado, não irá exibir o botão que permite clonagem em solicitação de serviço terceirizado. Para evitar que seu time possa clonar uma solicitação de serviço terceirizado, ative esta opção.

Indica quais propriedades devem ser atualizadas caso o trabalhador informado pelo fornecedor já exista no Drake

Código Sispat – Uma vez habilitado, quando o Drake recebe um trabalhador proveniente de uma requisição de serviço terceirizado, e esse trabalhador já existe no Drake no status terceirizado possuindo mesmo CPF ou RNE, o código do Sispat é atualizado.

Data de Admissão – Uma vez habilitado, quando o Drake recebe um trabalhador proveniente de uma requisição de serviço terceirizado, e esse trabalhador já existe no Drake no status terceirizado possuindo mesmo CPF ou RNE, a data de admissão é atualizada.

Data de Demissão – Uma vez habilitado, quando o Drake recebe um trabalhador proveniente de uma requisição de serviço terceirizado, e esse trabalhador já existe no Drake no status terceirizado possuindo mesmo CPF ou RNE, a data de demissão é atualizada

Emails – Uma vez habilitado, quando o Drake recebe um trabalhador proveniente de uma requisição de serviço terceirizado, e esse trabalhador já existe no Drake no status terceirizado possuindo mesmo CPF ou RNE, a listagem de e-mails do trabalhador no Drake é substituída pela listagem de e-mails proveniente do trabalhador da requisição.

Empresa – Uma vez habilitado, quando o Drake recebe um trabalhador proveniente de uma requisição de serviço terceirizado, e esse trabalhador já existe no Drake no status terceirizado possuindo mesmo CPF ou RNE, a empresa do trabalhador no Drake é substituída pela empresa que fez a requisição do trabalhador em questão.

Endereço de contratação – Uma vez habilitado, quando o Drake recebe um trabalhador proveniente de uma requisição de serviço terceirizado, e esse trabalhador já existe no Drake no status terceirizado possuindo mesmo CPF ou RNE, apenas o endereço de contratação do trabalhador no Drake é substituído pelo endereço de contratação informado para o trabalhador da requisição em questão. Caso o endereço de contratação informado para o trabalhador da requisição em questão esteja vazio, o endereço no Drake não será sobrescrito e será mantido o endereço cadastrado.

Função – Uma vez habilitado, quando o Drake recebe um trabalhador proveniente de uma requisição de serviço terceirizado, e esse trabalhador já existe no Drake no status terceirizado possuindo mesmo CPF ou RNE, temos os seguintes cenários:

1º - Quando utilizado em conjunto com o parâmetro "Cadastrar função informada pelo fornecedor caso não encontre uma de mesmo nome" (Os 2 parâmetros ativos), caso o nome da função enviada não exista no Drake, ela será cadastrada, e sua categoria, será a categoria informada no parâmetro “Categoria da função informada pelo fornecedor”, caso este parâmetro esteja vazio, será utilizado a categoria do tipo offshore.

2º -  Quando utilizado sozinho (Com o parâmetro "Cadastrar função informada pelo fornecedor caso não encontre uma de mesmo nome" desligado), e o nome da função enviada no trabalhador pelo fornecedor não existir no Drake, o trabalhador será cadastrado sem função.

 3º - Quando utilizado sozinho (Com o parâmetro "Cadastrar função informada pelo fornecedor caso não encontre uma de mesmo nome" desligado), e o nome da função enviada no trabalhador pelo fornecedor exista no Drake, o trabalhador será cadastrado com a função em questão.

Gênero - Uma vez habilitado, quando o Drake recebe um trabalhador proveniente de uma requisição de serviço terceirizado, e esse trabalhador já existe no Drake no status terceirizado possuindo mesmo CPF ou RNE, o gênero é atualizado.

Matrícula - Uma vez habilitado, quando o Drake recebe um trabalhador proveniente de uma requisição de serviço terceirizado, e esse trabalhador já existe no Drake no status terceirizado possuindo mesmo CPF ou RNE, a matrícula é atualizada.

Nome - Uma vez habilitado, quando o Drake recebe um trabalhador proveniente de uma requisição de serviço terceirizado, e esse trabalhador já existe no Drake no status terceirizado possuindo mesmo CPF ou RNE, o nome é atualizado.

 

Insere e-mails ao criar novo trabalhador terceirizado

Uma vez ativo, quando o Drake recebe um trabalhador proveniente de uma requisição de serviço terceirizado, e esse trabalhador não exista no Drake no status terceirizado possuindo mesmo CPF ou RNE, o trabalhador é criado inserindo sua listagem de e-mails.

Tipo de documento padrão quando evidência de qualificação de membro for aceita

Define o tipo de documento padrão quando a evidência de qualificação do membro for aceita.

Tipo de documento padrão quando evidência de qualificação de empresa for aceita

Define o tipo de documento padrão quando a evidência de qualificação da empresa for aceita.

Permite remover da solicitação os requisitos de empresa que são padrão

Quando habilitado, irá exibir o botão que permite remover a qualificação padrão dos requisitos da empresa de uma solicitação de serviço terceirizado.

Qualificações padrões da Solicitação de Serviço Terceirizado

Selecione uma ou mais qualificações que serão listadas por padrão nos requisitos da empresa de uma solicitação de serviço terceirizado.

Não permite criação de autorização de trabalho para atendimentos que ainda possuem evidências de qualificação pendentes de validação

Quando ativado, impede que seja criada uma autorização de trabalho para atendimentos com evidências de qualificação ainda não validadas.

Texto indicativo de Atendimento Incremental ativado

Esse texto será exibido na tela de atendimento de RST do fornecedor quando a RST for enviada num cenário onde o atendimento incremental de RST estiver ligado no Drake

Texto indicativo de Requisito Obrigatório para Atendimento Incremental

Este texto será exibido para o fornecedor, na tela de atendimento de RST, ao lado dos requisitos cujas qualificações correspondentes estejam marcadas como obrigatórias no Atendimento Incremental

Prazo em dias para associar um membro a um embarque

Define com quantos dias de antecedência o fornecedor deve associar um membro ao embarque

 

Caso surja alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte através do E-mail: suporte@sapiensia.com / ou Telefone em: +55 (21) 2391-4726