/
Tarefas - Solicitações de embarque

Tarefas - Solicitações de embarque

1- Introdução

As solicitações de embarque atuam auxiliando a operação de sua empresa no planejamento de embarques de trabalhadores próprios ou terceirizados. Iremos criar um registro de pedido de embarque para que o responsável pela CrewRotation (Tarefas - Crew Rotation) ou Planner (Tarefas - Planejamento de Tarefas (Planejador de Tarefas)) possam agendar embarques de trabalhadores.

Para que possamos utilizar essa funcionalidade, é necessário um fluxo onde possamos vincular e disparar eventos relacionados para a gestão de sua operação. Caso sua empresa ainda não possua esse fluxo ativo, entre em contato com seu Gerente de Relacionamento DRAKE.

A solicitação de embarque pode interagir com Planner, Crew Roation e Supplier. Para conhecer mais, acesse:


2- Configurar Acesso

Para ter acesso a essa funcionalidade, a permissão "Manter Solicitações de Embarque" deverá ser concedida aos perfis responsáveis pelo controle do cadastro.

Para conceder tal permissão, leia o artigo: Segurança - Configurar acesso (Versão anterior)


3- Caminho de Acesso

3.1 Acesse através de TAREFAS > OPERAÇÕES > SOLICITAÇÕES DE EMBARQUE, onde poderemos acompanhar as solicitações já criadas.


4- Criando uma nova solicitação

4.1 Na tela principal de “Solicitações de embarque”, no canto superior direito, possui um ícone de “ “. Clique sobre ele para criar uma solicitação de embarque.

4.2 Preencha as informações básicas

Item

Descrição

Item

Descrição

Código

Define um código de registro da solicitação.

UOP

Defina a unidade operacional onde deverá ocorrer o embarque. Informação referente de: Cadastros - Unidades Operacionais (UOP)

Tarefa

Defina a tarefa relacionada à solicitação. Informação referente de: Tarefas - Planejamento de Tarefas (Manter Tarefas)

Atenção: Se houver uma tarefa associada podemos realizar o preenchimento dos participantes de atenderão ao embarque através do Planner (Tarefas - Planejamento de Tarefas (Planejador de Tarefas) ). Caso deixemos esse campo em branco, aparecerá apenas pela Crew Rotation (Tarefas - Planejamento de Tarefas (Planejador de Tarefas) ).

Comentários

Insira informações relevantes. Texto livre.

4.3 Após o preenchimento das informações básicas, devemos preencher os itens do escopo da solicitação clicando em “ “ presente no canto superior direito do segundo quadrante da tela.

4.4 Criando Item

Item

Descrição

Item

Descrição

Data mínima de embarque

Dia inicial do período em que o embarque poderá ocorrer.

Data Máxima de desembarque

Dia final do período em que o embarque poderá ocorrer.

Quantidade

Quantidade de trabalhadores necessários

Duração

Quantidade de dias necessários para que os trabalhadores fiquem a bordo da embarcação

Função de Operação

Função dos trabalhadores envolvidos no embarque. Informação referente de: Cadastros - Funções

Empresa

Empresa dos trabalhadores envolvidos no embarque. Podendo ser empresa própria ou empresa terceirizada, onde poderá dar início a uma solicitação de serviço terceirizado. Informação referente de: Cadastro - Entidades

Comentários

Insira informações relevantes. Texto livre.

Você pode definir em “PARÂMETROS” do sistema, qual será a fonte dos trabalhadores envolvidos em solicitações de embarque. Para mais informações, acesse: Parâmetros - Opções

4.5 Após o preenchimento do Item, clique em “Salvar”.

4.6 Você pode continuar adicionando novos itens na solicitação e, assim, ir povoando sua “Solicitação de Embarque” para que contemple todas as funções que estarão envolvidas no embarque.


5. Entendo o fluxo de solicitação de embarque

5.1 Com a solicitação preenchida, um código sequencial é gerado (em nosso exemplo, o código foi o nº 100) e botão de “Iniciar Fluxo” fica disponível no canto superior direito.

5.2 Ao criar uma solicitação apenas salvando-a, sem clicar no botão de “Iniciar Fluxo”, ela ficará com o status em branco

5.3 Após clicar em “Iniciar o Fluxo”, a solicitação passará para um estado inicial. Em nosso exemplo usamos o estado “Criada”


6- Como alterar o estado da solicitação de embarque


7- Interação do fluxo com o Inbox

7.1 As solicitações de embarque possuem um fluxo definido como “Solicitação de Embarque”. Filtrando por esse tipo de fluxo, apenas as interações com solicitação de embarque serão apontadas pelo sistema.

7.2 Utilizando os filtros encontramos nossa solicitação de embarque de exemplo. Ela estará apontada com o estado definido.

7.3 Ao expandir a informação no inbox, podemos verificar os dados da solicitação. Nela, será possível adicionar novos itens, editar itens já criados, verificar o histórico de interações e realizar as possíveis transições.

7.4 Para verificar o histórico de interações clique em “Histórico de interações do usuário”, conforme mostra a imagem abaixo. Será exibido o histórico dos dados transacionados ao longo do atendimento da solicitação. Quanto mais interações com a solicitação, mais dados são anexados no histórico.

7.5 Para alterar o estado do fluxo, clique em “Possíveis transições”, conforme a imagem abaixo.

7.6 Será exibida todas as transições possíveis, conforme definido pelo fluxo de sua empresa. Sendo assim, neste momento, você poderá transacionar a solicitação para os estados que sua empresa desejar. No nosso exemplo iremos alterá-lo para “Planejar”.

7.7 Ao alterar o estado da solicitação poderemos realizar outras operações.


8- Interação do fluxo com o Requisição de Serviço Terceirizado

8.1 Ao indicarmos quais empresas serão vinculadas às solicitações, podemos informar empresas terceirizadas que possuem iDRAKE Supplier. Neste caso, o sistema permitirá que iniciemos uma solicitação de serviço terceirizado com base na solicitação de embarque criada.

8.2 Podemos definir em fluxo o momento em que criamos uma solicitação de serviço terceirizado a partir de uma transição. No exemplo, podemos iniciar uma RST (Requisição de Serviço Terceirizado) neste momento.

8.3 O estado é novamente alterado

8.4 Neste momento é necessário utilizarmos a Crew Rotatinon para criarmos os embarques de trabalhadores TBA e darmos continuidade ao processo de solicitação de embarque.


9. Editando uma Solicitação de Embarque

9.1 A edição da solicitação dependerá do fluxo instalado em sua empresa. Definimos, junto ao cliente, como ele deseja que a solicitação de embarque interaja com os usuários. Sendo assim, caso você não esteja conseguindo editar, verifique com sua empresa em qual estado da solicitação você poderá editá-la.

9.2 Editando pela tela de Solicitação de Embarque

9.2.1 Caso o estado da solicitação em seu fluxo permita, basta clicar em uma solicitação desejada e alterar as informações básicas ou os itens referentes clicando sobre os ícones de edição apontados na imagem abaixo:

9.2.2 Você também poderá excluir ou adicionar novos itens caso seu fluxo permita.

9.3 Editando pela tela de Inbox

9.3.1 Na informação de Inbox referente, podemos realizar a edição, exclusão e criação de itens da solicitação de embarque, também dependendo da configuração do fluxo presente em sua empresa.

9.4 Após realizar qualquer mudança, esta ficará disponível para consulta de “Histórico de interações do usuário” conforme o item 7.4 deste documento.


10- Como atender a solicitação de embarque

10.1 Crew Rotation

10.2 Planner (Planejamento de Tarefas)


11- Integração da Solicitação de Embarque com o iDRAKE Supplier


Related pages

Caso surja alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte através do E-mail: suporte@sapiensia.com / ou Telefone em: +55 (21) 2391-4726