Cadastros - Unidades Operacionais (UOP)

1. Introdução

Unidade Operacional é o local onde nossos trabalhadores exercem suas funções, sejam unidades Offshore, Onshore ou Extras. Essas unidades serão essenciais para criarmos embarques, desembarques e vincularmos os trabalhadores em unidades administradas onshore.


2. Permissão de acesso

Para ter acesso a essa funcionalidade, a permissão "Manter UOP" deverá ser concedida aos perfis responsáveis por operar e controlar a funcionalidade.

Para conceder tal permissão, leia o artigo: 


3. Cadastro de uma nova unidade operacional

3.1 Para realizar o cadastro de uma nova unidade operacional, acesse o seguinte caminho: CADASTROS > TROCA DE TURMAS > UNIDADES

3.2 Feito o acesso, a tela "Unidades operacionais" será exibida, listando todas as unidades (UOPs) já cadastradas no sistema. Nessa tela também será possível cadastrar uma nova unidade, para isto, clique no botão "Incluir".

3.3 Dado o clique "Incluir", uma janela será exibida contendo as seguintes abas: Principal, Validadores, Logística e Detalhes de RT.

3.4 Aba “Principal”

Aqui serão inseridos os dados básicos para a criação da UOP

CAMPO

DESCRIÇÃO

CAMPO

DESCRIÇÃO

Sigla

Sigla da unidade. Texto livre

Descrição

Nome da unidade. Texto livre

Tipo

Onshore, Offshore ou Extra. Essa categorização servirá para o DRAKE

Cor

Defina uma cor que pode ser usada para relatórios customizados em: e cobertura de férias em:

UOP de Folga

UOP de folga será, necessariamente, uma unidade do tipo “Onshore”. Se parametrizado, endereço vinculado a ela poderá ser usado nas programões de desembarque (ou seja, programações de folga)

Aeroporto

Sigla do aeroporto que levará os trabalhadores para esta unidade.

Centro de Custo

Centro de custo vinculado a embarcação. Está informação é pré-preenchida em:

Turno inicial de trabalho

Horário inicial de trabalho na unidade. Está informação é pré-preenchida em:

Índice Conteúdo Local

Caso faça a administração desta embarcação, tornar essa flag ativa servirá para que o DRAKE calcule a porcentagem de trabalhadores nacionais e estrangeiros a bordo. Está informação é pré-preenchida em:

3.5 Aba “Dados da Embarcação”

Todas as informações destes campos são do tipo texto livre. Aqui você pode informar dados para consulta interna sobre a embarcação.

3.6 Aba “Validadores”

Ao realizar embarques e desembarques, o DRAKE valida uma série de fatores definidos em “Parâmetros” (Para conhecer mais sobre estes parâmetros visite o artigo: ). Esses validadores ficam ativos para todas as unidades operacionais. Mas caso você queira criar uma validação exclusiva para esta unidade operacional, clique em “Validador Customizado”. Será importado todos os validadores ativos para a unidade, e então você poderá incluir ou excluir os validadores existentes, criando assim uma validação customizada.

3.6.1 Para realizar a inclusão de um validador, clique em "Incluir".

 

3.6.2 Em seguida uma nova janela será exibida. Selecione o validador desejado e uma das configurações de validação cadastradas.

Validador: Tipo de validador que será aplicado.

Configuração: Definição pré configurada na tela de parâmetros do sistema. Para mais informações sobre estas configurações leia: 

3.7 Aba “Rádio Frequência”

Aqui você pode incluir o histórico de frequências de rádio da embarcação, onde podemos incluir em relatórios customizados para seus operadores a bordo.

3.8 Aba “Logística”

Poderá ser definido parâmetros referentes a logística da UOP, como endereço de embarque, horário padrão para embarque e desembarque, etc.

O campos “Endereço Embarque” busca informações pré-cadastradas em . Pessoa responsável pelo treinamento, caso tenha uma, e contato logístico, ambos vindos do "Cadastro de Trabalhadores" ( ).

3.9 Aba “Detalhes de RT”

Defina as informações que constarão na geração das RTs. Para isso, selecione (marque) as opções que desejar.

3.10 Após a conclusão do cadastro, clique em Salvar e fechar para finalizar ou em "Salvar e novo" para cadastrar uma nova UOP. 

Feito isto, a UPO já será exibida na listagem das UOPs cadastradas.


4. Alteração de dados de uma UOP cadastrada

4.1 Para editar o registro de uma UOP cadastrada, basta dar um clique na UOP desejada.

4.2 Em seguida, uma nova janela será exibida contendo os dados do cadastro. Altere o que desejar e finalize clicando em "Salvar e fechar".


5. Exclusão de UOPs

5.1 Para excluir uma ou mais unidades operacionais cadastradas, basta selecionar (marcar) as unidades a ser excluídas e clicar em "Excluir" para finalizar.

Por trás do DRAKE há um banco de dados onde as informações inseridas no sistema são vinculadas internamente e criando assim uma rede complexa. Caso tente excluir um item que possua vínculo com outras informações pertinentes, o sistema irá bloquear a sua ação. Neste caso, desvincule toda e qualquer informação possível ligada à sua UOP.

Caso surja alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte através do E-mail: suporte@sapiensia.com / ou Telefone em: +55 (21) 2391-4726